Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'A Despedida' - 2016

NOTA 8.7


Pelos longos primeiros vinte minutos do novo filme de Marcelo Galvão, (do ótimo 'Colegas'- 2013), facilmente descobriremos que a direção pretende deixar patente as dificuldades intermináveis dentro de uma velhice debilitada. Mas da mesma forma que mostra esses obstáculos , também quebra paradigmas e preconceitos , uma vez que 'A Despedida', filme ganhador de 4 Kikitos  no Festival de Gramado 2014, narra o amor entre duas pessoas com idades bem distantes. 


No longa Nelson Xavier é um senhor de 92 anos a quem todos chamam de Almirante (provavelmente sua patente na força naval). Um dia ele se levanta da cama e sentindo que o fim está próximo,  decide se despedir de tudo e todos e desfrutar aquele que pode ser seu último prazer: uma intensa noite de amor com Morena (Juliana Paes), sua amante de 37 anos , a quem não via há um bom tempo. 

Marcelo Galvão , com toda sensibilidade do mundo, narra na verdade a história do seu avô e em todo tempo faz questão de ressaltar o tempo que passou e o que resta: seja em itens no cenário como a de um despertador que toca no início do filme ou uma parede cheia de relógios no qual todos eles marcam a mesma hora, e ainda num provérbio recitado por um taxista que em um dos momentos , ajuda nosso caro almirante em sua saga. Essa é a tônica que move a história.  A narrativa é compassiva ,delicada e sem pressa. Todo detalhe é imprescindível para tocar o espectador. 

Xavier e Paes – assim como o diretor e a fotografia, assinada por Eduardo Makino – foram premiados em Gramado e realmente, eles são a alma do filme, cujo desenvolvimento esbarra em alguns tropeços (alguns personagens secundários, por exemplo, poderiam ser mais desenvolvidos, assim como alguns dos encontros do almirante com eles). Mas, ao mesmo tempo,  ganha ao mostrar uma faixa etária que raramente é tema do cinema brasileiro. 




Vale Ver ! 


Nenhum comentário