Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'L'atessa - A Espera' (2016)

NOTA 9.0


Há diversas maneiras de se lidar com a dor da perda. Ana, personagem do filme que marca a estreia de Piero Messina num longa metragem , escolhe uma maneira curiosa e que esconde intenções. O diretor italiano não poderia ter sido mais feliz em 'A Espera', desde a escolha do elenco até o resultado final. Um primor de história que revela a inventividade do cinema italiano que retoma seu lugar em grandes espaços, não só em festivais mas também na mídia. 


A produção conta a história de Anna – interpretada majestosamente por Juliette Binoche -, uma mulher enlutada que vive isolada no interior da Sicília e acolhe a namorada do seu filho, Jeanne (Lou de Laâge), embora ele não esteja em casa. As duas passam os dias à espera de Giuseppe (Giovanni Anzaldo), que promete voltar para as festividades da Páscoa.

Em entrevista Messina disse , antes de realizar esse trabalho, que pretendia filmar o espaço que existe entre as palavras:  essa afirmação funcionou na prática e o melhor, com muita sensibilidade. Binoche ,grande atriz francesa empresta com maestria seu talento à personagem Ana,  que controla os timings da exposição das falas e dos gestos de forma exímia, transformando-se nesta figura atormentada, que lida de forma peculiar com o luto. O 'bate bola' com sua parceira de cena Lou de Laâge, é outro quesito que dobra as qualidades do filme de Messina: os diálogos inicialmente são tímidos, retraídos e que denotam a pouca intimidade entre as personagens, para mais tarde crescer absurdamente para momentos de doce grandeza à medida que a relação entre elas avança. 

Fica a critério do espectador desvendar os motivos pelos quais a protagonista mantém a mentira (não vou entrar em detalhes aqui para incitá-lo a assistir), não só desvendar , se isso for possível, mas também julgar o que acontece ali. Messina entrega essa tarefa , prazerosa para nós cinéfilos , de construir no íntimo de cada um essas razões. Esse detalhe pra mim é definitivamente a alma do longa que foi aplaudido por nada mais , nada menos,que 7 minutos na 72ª edição do Festival de Cinema de Veneza.

Messina depois de uma vasta experiência em curtas e na televisão , estreia com o pé direito na direção de longas. Doce surpresa.




Super Vale Ver ! 

Nenhum comentário