Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Palmeiras na Neve' - 2015

NOTA 9.5


Confesso que não havia me interessado muito pelo título hoje em questão por nunca ter ouvido falar dessa obra, mas ao assistir recentemente 'Julieta' , filme do mestre espanhol Almodóvar , fui pesquisar sobre a protagonista Adriana Ugarte (que me encheu os olhos no longa) e vi que  essa bela espanhola de 31anos também já havia feito um outro filme que ainda não tinha estreado oficialmente aqui no Brasil. Vim a saber também que 'Palmeiras na Neve' é originalmente um best seller espanhol escrito por Luz Gabás. Vou te dizer uma coisa: que grata surpresa. 


A história tem seu início em 1953, quando os irmãos Jacobo (Alain Hernández) e Kilian (Mario Casas) viajam até a ilha da Guiné Equatorial para trabalhar em uma plantação de café. No local, Kilian se apaixona por uma nativa, um amor proibido na época. Meio século depois, Clarence (Adriana Ugarte) descobre acidentalmente uma carta esquecida por anos que a faz viajar até a ilha onde seu pai, Jacobo, e seu tio moraram durante anos. Em um território exuberante, sedutor e perigoso, ela descobre os segredos da família, turbulências passadas que atingem o presente.

'Palmeras en La Neve' é uma jornada épica, cheia de surpresas e emoções que não se fia unicamente na fotografia e na beleza da Guiné Equatorial. A história tem consistência para segurar as 2 horas e 30 min de película em alto nível: romances impossíveis, desencontros , embate de egos, além  de um fundo político e social que é sempre atual com abordagem atraente e nada cansativa. A direção de Fernando González Molina e o roteiro de Sérgio G. Sanchez conversam harmonicamente e não se permitem aos famosos clichês , vícios que por vezes se instalam em produções do gênero.

Sim,  o a história de Gabás é um romance , materializado nos personagens de Kilian e Bisila (ressalto a beleza de Mario Casas e Берта Васкес) cuja força toca até aos mais durões. Mas não há como negar que o tudo funciona além da medida, todos as outras tramas paralelas também tem profundidade e emocionam , assim como o fundo histórico : entre as décadas de 50 e 60 a Guiné Equatorial viveu grande dominação espanhola e é esse argumento histórico que também agrega força à saga da escritora espanhola. 

'Palmeiras na Neve' é mais que uma grata surpresa. É  obrigatório pra quem curte a cultura latina e acima de tudo, recomendadíssimo pra quem ama cinema de qualidade. 





Super Vale Ver ! 






Nenhum comentário