Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Na Próxima, Acerto no Coração' - 2015

NOTA 7.5



'Na Próxima, Acerto no Coração', filme de 2015 dirigido por Cédric Anger (roteirista do também filme de assassinato'O Homem que Elas Amavam Demais')já começa mostrando ao espectador quem é o psicopata assassino e os crimes cometidos sob sua ótica.


França, 1978, Franck Neuhart (Guillaume Canet em excelente interpretação, contida mas com nuances bem nítidas de transtorno psiquiátrico) é tido como o melhor policial da corporação de Oise, o certinho competente, ninguém desconfia que seja um serial killer, apesar de todos o acharem diferente, solitário, sem amigos, vida social ou namorada. Nas horas vagas ele mata mulheres atropelando-as com carros roubados e termina o "serviço" dando um tiro nelas, posteriormente suas vítimas passam a ser mulheres que ele dá carona na estrada.

A produção francesa é inspirada no romance "Um Assassino Acima de Qualquer Suspeita", romance de Yvan Stefanovich que foi baseado em reportagens policiais verídicas. Não se trata de um filme "whodunit" ( quem matou?) , a grande pergunta é : quem e quando se descobrirá que aquele bom moço é na verdade um assassino?! E a ironia : os crimes são investigados pelo próprio autor deles. A personalidade perturbada de Franck é o foco e o grande mistério do filme. Ele é claramente misógino, sente culpa e pratica autoflagelação a cada crime cometido, com açoitadas nas costas, banhos de banheira com gelo e enrolando arame farpado no braço.

Não há mostras de situações passadas que o tenham feito virar um maluco raivoso matador de mulheres, ele tem uma família amorosa e uma pretendente que o idolatra ; não parece ter sofrido bullying ou nada desses aspectos hoje em dia tão citados pra justificar comportamentos de assassinos sociopatas. Ele é assim simplesmente por odiar o ser humano. Segundo ele próprio, " não sou um demente, meus atos são frutos de um estado de espírito diferente, eles são monstruosos prum público mergulhado em letargia".

O ritmo é lento mas angustiante, nada de correrias loucas e matanças cheias de drama. A trilha sonora é ótima, assim como a reconstrução do cenário, objetos e figurinos do final dos anos 70. O final é um pouco previsível mas satisfatório. 





Vale Ver ! 



Crítica por Karina Massud

Nenhum comentário