Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Demônio de Neon' - 2016

NOTA 8.2


Quem assistiu 'Drive' (2011) e 'Apenas Deus Perdoa' (2013)  sabe que o dinamarquês Nicolas Winding Refn não é um diretor convencional. Para embarcar em suas histórias vale aquela porção de desprendimento e loucura que todo bom cinéfilo tem. Em seu mais novo filme que chega aos cinemas ainda esse mês, ele foi longe demais, é verdade.  Vaiado no Festival de Cannes esse ano,  'Demônio de Neon' é daqueles trabalhos que , ou você ama , ou você odeia. 


Na história , Jesse (Elle Fanning) é uma jovem de 18 anos que acaba de chegar a Los Angeles. Dona de uma beleza natural impressionante, ela tenta a sorte como modelo profissional. Após tirar algumas fotos mórbidas para um jovem fotógrafo, é contratada por uma conceituada agência de modelos. Bastante ingênua, ela passa a lidar com o ego sempre inflado das demais modelos e também com a maquiadora Ruby (Jena Malone), que possui intenções ocultas com a jovem.

Esteticamente o filme é impecável , arrebatador. A fotografia de Natasha Braier é daquelas que inevitavelmente atrai os olhares para a tela... Parece hipnose. A profusão de cores em tons esfuziantes e iluminados é irremediavelmente linda. 

Não dá pra afirmar que o filme tenha o roteiro à altura do que esperamos diante de um tema que poderia ser melhor explorado,  e justamente pela fotografia dar seu recado logo de cara, as expectativas se colocaram altas demais ,mas não dá pra ignorar a concepção ímpar, além do argumento: a selvageria e a disputa de egos no mundo da moda, aqui se dá de maneira literal - sem rodeios (ou quase),  o recado é dado em meio à uma trilha sonora não menos atraente, que casa perfeitamente com a fotografia de Braier. 

Mesmo parecendo que NWR tenha pensado mais na estética do que em outros elementos que poderiam 'tacar lenha' na fogueira das vaidades do longa, não há como negar a excepcional troca entre as protagonistas: Sobretudo Fanning, seu rosto angelical por vezes dá lugar à expressões que nunca imaginamos em uma atriz tão doce. O trabalho de atores aqui (no caso atrizes) é outro ponto alto e acerto na trama, em compensação a participação de Keunu Reeves ( sim,  ele está no elenco) chega a ser afrontosa de tão vexatória. 

'The Neon Demon' (no original) não mostra suas verdadeiras garras até, digamos, a última meia hora de filme. É quando as mensagens de superficialidade, vazio, competição e predação são finalmente traduzidas em sequências chocantes, que dividirão o público entre os nauseados e os hipnotizados. Seja qual for o seu time, o fato é que esse filme ficará muito tempo com você.





Vale Ver ! 



Nenhum comentário