Adsense Cabeçalho

Dica do Papo ! ' O Túmulo dos Vagalumes' - 1988

A animação 'O Túmulo dos Vagalumes' (Hotaru no Haka) produzida pelo Estúdio Ghibli, tem como pano de fundo o Japão em plena Segunda Guerra Mundial e nos conta a comovente história dos irmãos Seita e Setsuko. A trama que, longe de ser infantil, possui uma carga emocional trágica e pesada, nos mostra que em tempos de guerra o sofrimento não é menos tenebroso para a população de nenhum dos países envolvidos.



Filhos de um marinheiro que esta defendendo o país ao lado da esquadra japonesa e que há um bom tempo não manda sinais de vida para a família, os dois irmãos perdem a mãe de uma maneira trágica e passam a viver na casa de uma tia, que de início se mostra muito receptiva principalmente ao se apropriar da comida que eles possuíam, mas logo se irrita com o fardo de ter mais duas bocas para alimentar. Seita é um adolescente que agora possui a grande responsabilidade de cuidar de sua irmã mais nova, Setsuko. Após maus tratos na casa da tia, que estava sempre humilhando o garoto por conta de ele não estar fazendo nada para ajudar o país, os dois fogem de casa e passam a viver em um abrigo antiaéreo abandonado.


Muitos são os desafios que os irmãos encontram durante esse difícil período de suas vidas. A comida é escassa, assim como a água e higiene. Apesar de fazer tudo o que pôde para impedir que sua irmã não tivesse o que comer, a desnutrição é inevitável, assim como a tristeza proveniente da perda dos pais e dos males que assolam tudo ao redor. Ainda assim, Seita e Setsuko não perdem o brilho nos olhos diante das pequenas alegrias, e o amor que possuem um pelo outro permanece como a fonte de esperança que os impede de desistir. Apesar disso, como exigir que duas crianças sobrevivam a tanto?


Essa não foi a primeira animação do Estudio Ghibli que assisti, sou grande fã de diversas animações do estúdio, como 'A Viagem de Chihiro', 'Ponyo', 'Vidas ao Vento', 'Meu Vizinho Totoro', 'O Castelo Animado', entre diversos outros. É sempre bom fugir um pouco do mundo Disney e se aventurar em produções capazes de nos presentear com cultura vista através de outros olhos, além de um maior conhecimento a respeito do mundo e acontecimentos históricos. As ilustrações são lindas e, muitas vezes, lancinantes, mas encantam e prendem nossa atenção de uma maneira fantástica. O enredo é simples mas cativante, e para mim é indescritível a emoção que a história é capaz de proporcionar. 


Recomendar o filme é quase desumano, mas pior seria fechar os olhos para a história desses irmãos que nos fascinam como pessoas reais, e que provavelmente retratam de maneira poderosa muitas das pessoas reais que viveram no período da Segunda Guerra Mundial. Uma pena as dicas do Papo não terem nota, esse seria o meu primeiro filme nota 10.




Por Bruno Santos 






'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'

Nenhum comentário