Adsense Cabeçalho

Especial Doces ou Travessuras: Dez Filmes pra Deixar a Bruxa Solta!

É Halloween!

A data comemorativa é celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX. A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos: surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.


Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de 'Dia das Bruxas'. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. 

Mas...  eis a boa notícia:  Nós aqui do Papo não mandaremos ninguém pra inquisição, muito menos por cultivar aquele gosto pelo cine trash mais descartável. É Halloween, tá valendo tudo, então solte suas bruxas e vem ver nosso top dez de terror elaborado pela Karina Massud, Bruno Santos e Rogério Machado- a trinca cinéfila do Papo de Cinemateca.



01 Os Fantasmas Se Divertem - 1988


Um dos maiores sucessos de Tim Burton tem também sua maior marca:
o visual gótico de sempre. O filme estrelado por Michael Keaton, depois de muita especulação, ganhou uma aguardada continuação ainda sem previsão de estreia.


Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.



6
02 Hush: A Morte Ouve  - 2016

'Hush' é uma produção original Netflix,  o canal tem se especializado em boas produções próprias. Esse, com toda certeza , é um dos melhores filmes de terror do ano.



A autora Maddie Toung (Kate Siegel) vive uma vida isolada desde que perdeu sua audição quando era adolescente, se colando em um mundo de total silêncio.Porém, quando um rosto mascarado de um assassino psicótico aparece em sua janela, Maddie precisa ir além dos seus limites físicos e mentais para conseguir sobreviver.





03  O Cemitério Maldito - 1989


Quem é enterrado no cemitério indígena do título, ressuscita como um zumbi aterrorizante - é o acontece com o gato e o menininho fofos da família da trama. Música tema dos Ramones. Trash dos bons.



Recentemente os Creeds se mudaram para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é perfeita, exceto por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão relutantes em falar sobre o cemitério e eles tem um bom motivo para tal comportamento. Gradativamente o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as conseqüências são inimagináveis.


04 A Bruxa - 2016


'A Bruxa' foi celebrado pela crítica em geral esse ano. A forma de abordar o terror ganhou um tom cult que dividiu a opinião do público,  mas é sim um filme que merece ser visto. 




Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família seus piores medos e seu lado mais condenável.



05 Carrie, A Estranha - 1976


Sissy Spacek estrelou a primeira versão para os cinemas desse clássico dos filmes de terror.  A antológica revanche da menina que todos da escola hostilizavam, é um prato cheio para a tensão, sobretudo se a tal menina tiver poderes sobrenaturais. 


Carry White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.


06 O Iluminado - 1980


Clássico do terror psicológico dirigido pelo gênio Stanley Kubrick.  Jack Nicholson marcou sua carreira ao viver um escritor que vai prum hotel nas montanhas para escrever, lá ele enlouquece e junto com os espíritos atormentados passa a aterrorizar sua mulher e filho.




Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.




07 O Caseiro - 2016


Quem disse que o Brasil não produz filmes de terror? 'O Caseiro' é um bom exemplo e prova de que o brasileiro pode investir nesse gênero. O filme prende o espectador até o final e não decepciona ao subir dos créditos.




Davi, um cético professor de psicologia, é famoso por escrever um livro que explica aparições sobrenaturais através da psicanálise. Após anos sem atender pacientes, ele viaja para o interior buscando investigar o caso de um homem que acredita que sua filha vem sendo assombrada pelo fantasma do antigo caseiro de sua propriedade, que se suicidou.





08 O Grito - 2002

'Ju-On' é a maldição de quem morre com muito rancor e da qual ninguém escapa. Espíritos macabros, aparições repentinas, estalos e rangidos que vão te matar de susto. Um novo clássico do terror.





No Japão, a assistente social Rika Nishina recebe a tarefa de visitar uma família. Chegando lá, a jovem é amaldiçoada e perseguida por duas crianças: o pequeno Toshio e sua mãe, Kayako, uma mulher assassinada pelo marido. A partir deste momento, todos que ousam entrar na casa desaparecem, ou sofrem uma morte violenta.




09 O Exorcista -  1973

Não dá pra falar em listas com filmes de terror e não citar 'O Exorcista' de 1973. O filme continua sendo um marco no gênero e uma das produções mais assustadoras de todos os tempos



Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.


10  A Morte lhe Cai Bem - 1992


Filme de humor negro engraçadíssimo onde uma atriz e uma escritora de Hollywood se debatem pela fonte da juventude e pelo marido cirurgião plástico. Elenco estelar: Bruce Willis, Meryl Streep, Goldie Hawn e Isabella Rossellini.


Uma famosa atriz egocêntrica (Meryl Streep) rouba de uma aspirante a escritora (Goldie Hawn) o noivo (Bruce Willis), um famoso cirurgião plástico. A noiva rejeitada se torna extremamente complexada e gorda, mas após 14 anos ela lança o livro "Eternamente Jovem" e, na noite de autógrafos, está mais linda do que nunca. Despertando a atenção de todos, principalmente da atriz que, sentindo-se cada dia mais velha, acaba indo se consultar com uma mulher sensual, bela e misteriosa (Isabella Rossellini), que tem uma poção da juventude que proporciona resultados inimagináveis. Ao bebê-la, ela fica jovem outra vez e descobre que sua rival também é cliente da feiticeira. Inicialmente elas começam a brigar pelo médico, mas logo as duas estão preocupadas e, de certa forma, unidas contra um terrível efeito colateral.



Por Karina Massud,  Bruno Santos e Rogério Machado




'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'














Nenhum comentário