Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Festa da Salsicha' - 2016

NOTA 8.9


Corram para as colinas!  
Ou melhor,  tirem as crianças da sala!  Vai começar aquela animação que reúne predicados nada inofensivos ou inocentes: Sexismo,  anti semitismo, violência,  drogas e outras 'cositas' mais.  'Festa da Salsicha' que estreou em outubro nos cinemas,  é uma animação cheia de humor que definitivamente não foi feita para crianças. 

A história se passa dentro de um grande supermercado , onde os alimentos pensam que as pessoas são deuses. Eles sonham em serem escolhidos por elas e serem levados para suas casas, onde pensam que viverão felizes. Mas eles nem suspeitam que serão cortados, ralados, cozidos e devorados! Quando Frank, uma salsicha, descobre a terrível verdade, ele precisa convencer os outros alimentos do supermercado  e fazer com que eles lutem contra os humanos. 

A animação que no original tem vozes de Seth Rogen, Jonah Hill, Kristen Wiig, James Franco e Salma Hayek , tem em sua versão nacional a dublagem da galera do Porta dos Fundos,  só por aí , já dá pra imaginar o nível das piadas e palavreados usados na produção. 

A ideia é simples : os alimentos sonham em conhecer O Grande Além (que é o todo o espaço à partir das portas de correr do supermercado) e acham que após serem levados para a casa de quem os escolhesse , iriam viver em paz e harmonia. Sabendo que isso é uma mentira deslavada através do Grande Chefe dos alimentos não perecíveis (os imortais) , a salsicha Frank terá que fazer com que todos acreditem que os 'deuses', são na verdade os monstros que só querem consumi-los. 

O que faz de uma ideia simples ser ao mesmo tempo brilhante? É aí que entram todas a histórias secundárias e personagens: os alimentos com suas características e nacionalidades traçam o desenvolvimento tanto da trama num todo quanto da comédia. Por exemplo, o Pão Sírio tem sotaque libanês, o Bagel tem traços judeus,  o Taco (famoso prato mexicano) tem aquela pegada latina e caliente na voz, além claro da conotação sexual do casal protagonista , o pão e a salsicha: é nesse mote onde as piadas são mais pesadas e eu não preciso descrever aqui, pois com certeza já dá pra se ter uma noção do 'nipe'.

Enfim, quando você acha que vai ficar só em brincadeiras de "e se minha comida falasse", pegação de salsicha com pão e treta de alimento árabe com judeu, começa a realmente se comover com o destino dos personagens. Ponto para as assustadoras cenas de mutilação em que uma banana descascada vira um pobre rosto sem pele e as fofas "cenouras baby" são mastigadas vivas.

'Festa da Salsicha' , apesar da abordagem pesada , de maneira nenhuma é uma produção de mal gosto. Muito pelo contrário, é criatividade pura,  do caixa até a última prateleira. 





Vale Ver ! 



Nenhum comentário