Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Hurricane Bianca' - 2016

NOTA 7.2


Foi-se o tempo que boas idéias e produções interessantes 'moravam' só nos grandes estúdios de Hollywood.  Em 'Hurricane Bianca', que teve curta passagem pelos cinemas de Los Angeles e foi direto para Home Video nos E.U.A, é uma comédia nada convencional , que aposta no humor trash para dar voz à um tema social.  

No filme , Richard Martinez (Roy Haylock) leciona Ciências em uma escola dos Estados Unidos. Ele é discriminado e demitido após um de seus perfis em uma rede social gay ser descoberto pela diretoria. Depois de um tempo ele consegue um emprego no Texas e o incidente volta a acontecer. Querendo se vingar, ele assume uma nova identidade e consegue ser recontratado como Bianca del Rio - que vai brigar com tudo e todos para honrar seu direito de exercer sua profissão. 

É claro que de início , todos vão achar que é só uma mulher latina de gostos exagerados, mas que conquista pela maneira com que trata os homens. Aí, claro , reside um clichê banal e desnecessário mas que faz parte do plano de vingança da nossa protagonista. Em entrevista a sites gringos, Bianca definiu o filme como um mashup entre 'Uma Babá Quase Perfeita' e 'Ao Mestre, Com Carinho' (um exagero por sinal). O filme utiliza todo o potencial humorístico da drag Bianca Del Rio, que apareceu no famoso reality 'RuPaul’s Drag Race', para divertir e ao mesmo tempo fazer uma crítica social. Na ocasião de sua participação no programa, a drag foi a vencedora da sexta temporada. 


Grande parte do orçamento do filme veio através de financiamento coletivo – sente o poder da fã base da drag: mais de US$170 mil foram arrecadados – e no elenco, figuram alguns nomes conhecidos como Allan Cumming (de The Good Wife) e Rachel Dratch (do Saturday Night Live). E como estamos falando de drag queens era óbvio que elas não iriam ficar de fora: 'Hurricane Bianca' traz as ex-participantes Willam Belli, Alyssa Edwards e Shangela. O próprio Ru Paul faz um participação especial no filme. 

Estaríamos diante de uma pérola entre os filmes independentes, mas se agarrar aos clichês mais comuns, como o próprio apelo social já citado, ficou um tanto quanto repetitivo. A história por si já dava o recado , não era necessário por exemplo , a velha história do aluno que sofre bullying por ser 'diferentinho'. Mas o filme vale para mostrar o talento de Haylock (principalmente como drag) diante das câmeras. 






Vale Ver ! 

Nenhum comentário