Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Gênios do Crime' - 2016

NOTA 7.2


'Gênios do Crime,'  comédia que chegou aos cinemas no finalzinho de setembro, tem uma curiosidade que chama atenção dos espectadores já pelo material de divulgação: ela é baseada no maior roubo da história que aconteceu na Carolina do Norte em 1997. Cabia então aos roteiristas Emily Spivey, Jody Hill e Danny Mcbride transformar esse 'climão'  de roubo e investigação numa comédia nonsense e sem 'papas na língua'.  


Na história, Zach Galifianakis é David Ghantt que segue aquela linha do idiota completo. Durante o trabalho, em que transporta milhões de dólares em carros-fortes, ele conhece a mulher dos seus sonhos, Kelly (Kristen Wiig), que, após ser demitida, apresenta o protagonista ao bandidão Steve (Owen Wilson). Ghantt fica incumbido de roubar o cofre da transportadora, entregar todo o dinheiro para Steve e depois fugir para o México com uma pequena quantia aguardando que sua musa inspiradora fosse ao seu encontro dias depois , até as coisas se acalmarem. Mas o arquiteto do plano não tem intenção nenhuma de ajudar o companheiro e, após se despedirem, ele faz uma denúncia anônima para o FBI, contando o paradeiro de Ghantt enquanto ostenta a sua fortuna ilícita com carros,  mansões e compras mirabolantes. 

O 'pretexto' para a comédia funciona evidentemente pelo fato do quarteto em cena:  o protagonista com suas mudanças de visual sempre ridículas, são hilárias e pegam o público sempre desprevenido - madeixas longas loiras, uma permanente ou o tradicional franjão - Galifianakis parece sempre transpirar confiança em sua persona ridícula. Aliás, essa noção do patético transparece em praticamente todos os personagens , inclusive na sempre ótima Kristen Wiig e Owen Wilson, além de um quarto personagem vivido por Jason Sudeikis que também tem alguns bons momentos na trama.

A direção de Jared Hess (que não tem um trabalho de grande destaque, no gênero ou não, que mereça ser citado aqui) é vacilante,  ora com momentos hilários e outros, nitidamente enfadonhos pra uma comédia rasgada, é o que acaba tirando o brilho de 'Gênios do Crime'. Porém, a 'tábua de salvação' do longa realmente são os personagens, mesmo com todos os arquétipos extremamente bobos inseridos em suas personalidades.  Resumindo:  para algumas boas risadas, vale a espiada. 





Vale Ver ! 






Nenhum comentário