Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'O Ídolo' - 2016

NOTA 8.7


" Não deixe lhe fazerem sentir que sonhar não vale à pena, certo?  Algumas vezes é a única coisa que temos..."

Tá bom,  você vai dizer que essa frase é muito clichê e aparece em 'n' filmes sobre temas altruístas. Sim, eu sei.... Mas depois de assistir à esse belo longa palestino , você vai me dar razão.  'O Ídolo', que tem previsão de estreia pra janeiro do próximo ano,  é inspirador mesmo com todo clichê incluso.  Costumo dizer que muitas vezes eles não inevitáveis.  


Na história conheceremos Mohammad Assaf (Kais Attalah), um jovenzinho que vive em Gaza, na Palestina. Ele sonha em um dia cantar na Cairo Opera House com sua irmã, Nour (Hiba Attalah) e seus dois melhores amigos. Um dia, Nour sofre um colapso e é levada ao hospital, onde descobrem que ela precisa de um transplante de rim, deixando Mohammad com o desejo de alcançar a fama como cantor para obter recursos para pagar a cirurgia da irmã. Anos mais tarde, depois de muito resistir, ela acaba escapando de Gaza para o Egito, e  contra todos os obstáculos, Mohammad começa a jornada mais importante de sua vida.

O sonhos de Mohammad e seus amigos criam um contraste chocante com a cidade de Gaza. Entre destroços de guerra,  construções em ruínas e muita poeira eles desfilavam sua alegria que tinha a música como mola propulsora. 
A direção de Hany Abu-Assad revela essa intenção ao colocar em pleno ambiente de guerra (ou pós guerra) uma dúzia de acrobatas desenvolvendo 'Le Parkour' nos prédios desmoronados (pra quem não lembra, 'parkour' é aquela atividade que usa obstáculos como trampolim para se exercitar -saltos e cambalhotas entre muros e escadas, muitas vezes dentro do ambiente urbano)  Esse momento,  é impactante e mostra ao espectador que para viver ali e desenvolver atividades lúdicas é quase um ato de coragem. 

Todo mundo já ouviu falar da tal 'faixa de Gaza'. Essa faixa delimita os trechos entre a Palestina e o Egito.  O acesso é restrito e o domínio árabe é implacável. O sonho de Mohammad era participar do Arab Idol, mas com essa limitação e vigilância entre os dois povos,  como faria ele para escapar e seguir para seu sonho? Uma coisa a gente deve supor : não seria nada fácil.  

O filme é baseado em fatos reais. Mohammad Assaf venceu o Arab Idol em 2013 e se tornou uma celebridade em sua terra natal. Depois do reality ele se mudou para Dubai, e ainda vive seu sonho. 




Vale Ver ! 

Nenhum comentário