Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'O Roubo da Taça' - 2016

NOTA 9.2


'O Roubo da Taça' , filme nacional que estreou em setembro desse ano nos cinemas, mostra que há sim uma luz no fim do túnel quando tratamos de comédias feitas por aqui.  A produção dirigida por Caíto Ortiz é sensivelmente diferente  e felizmente muito mais inteligente que muitos dos filmes do gênero produzidos hoje em dia no nosso país. 


Nessa história baseada em fatos reais, (ou pelo menos parte dela, como aparece nos créditos iniciais) seremos apresentados à Peralta (Paulo Tiefenthaler) , um simples corretor de seguros que começa a sofrer pressões de todos os lados. Em casa, sua namorada Dolores (Taís Araújo) dá um ultimato: é casamento ou fim de papo. Por outro lado, suas dívidas que se amontoaram rapidamente, começam a ser cobradas. Quando tudo parece perdido, uma brilhante ideia cruza a cabeça de Peralta: um plano que vai resolver todos os seus problemas. Com a ajuda de seu amigo Borracha (Danilo Grangheia), um sujeito malandro, mas nada inteligente, Peralta decide roubar a Taça Jules Rimet de dentro dos cofres da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Existem muitas e muitas maneiras de se dirigir um filme e com toda certeza Ortiz optou pela melhor delas: tomadas ágeis, flashbacks em momentos chave da trama, num timing de humor refinado.  Mas não é só a parte técnica que acrescenta positividade à produção: os atores (pela forma com que mergulharam no tom despretensioso da famosa malandragem carioca)  e a reprodução de época,(final de 1983 e início de 1984) super bem cuidada, também são pontos que merecem ser destacados. Além, claro, do brilhante roteiro que imaginou uma nova hipótese para o destino da taça, visto que muitas teorias já foram formuladas devido ao seu desaparecimento. Dado a abordagem da comédia,  o desfecho não poderia ser mais debochado e genial. 

Outra coisa que também chama muita atenção aos detalhistas de plantão, são alguns 'medalhões' dos anos 80 - não só o figurino, como adereços de cenários e produtos (como a Coca Cola de garrafinha de vidro e a clássica embalagem de Toddy). Porém , melhor de tudo, são mesmo as referências de 'O Roubo da Taça: na tevê, ainda em preto e branco, (pois Dolores ainda não tinha uma tevê colorida) , eram exibidos trechos de duas novelas icônicas:  'Vereda Tropical' com o então galã Mario Gomes,  e 'Guerra dos Sexos' (na clássica cena da guerra de comida entre os personagens de Paulo Autran e Fernanda Montenegro).

Que maravilha presenciar mais um acerto no cinema nacional. Uma obra que lança mão de uma história tipicamente brasileira e com originalidade a dar com o pau. (com o perdão do palavreado,  mas dado ao sentimento do momento, não encontrei outro termo) 




Super Vale Ver ! 






Nenhum comentário