Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Desconhecida' - 2016

NOTA 6.5



Alice,  Sascha, Mae , Vanessa... 
Rachel Weisz em 'Desconhecida' , filme disponível no acervo da Amazon,  pode ser quem ela quiser - não criar raízes, não estabelecer vínculos.  Bem,  pode parecer uma boa premissa, mas infelizmente a parte boa do longa dirigido por Joshua Marston ('Maria Cheia de Graça' - 2004) fica somente no argumento. 

Oferecendo um jantar em casa junto com sua esposa Ramina (Azita Ghanizada) em razão do seu aniversário, Tom (Michael Shannon) recebe com certo desconforto e muita surpresa Alice (Rachel Weisz), acompanhante de um dos convidados. Ele tem certeza que a conhece, ainda que o nome e as informações compartilhadas não batam com suas lembranças, e o que era pra ser só mais uma reunião de amigos transforma-se em uma jornada dupla de (re)conhecimento.

O filme que foi uma das atrações da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo,  discute de maneira morna o conceito de personagem com múltiplas personalidades , que já rendeu ótimos filmes inclusive. Alice (seu provável nome real) certamente não estaria satisfeita com a vida que Deus deu pra ela, e resolveu cair no mundo e ser tudo que ela quisesse,  mas não por muito tempo. Na visão da personagem, esse modo de encarar o dia a dia representava a liberdade com que todos nós sonhamos, mas a derrocada de tão promissora deixa,  veio da maneira monótona com que foi desenvolvido. 

Explorar o passado e as personalidades de Alice, seria no mínimo o correto a se fazer para a obra ser notada. Marston demonstra um desinteresse pelo próprio texto que elaborou, proporcionando uma evolução zero, tanto para a sua personagem central quanto para aqueles que recepcionam a sua revelação. Um retrocesso para alguém que debutou tão bem há 12 anos atrás no trabalho citado na introdução desse texto. 

Se não pelo que o filme poderia ter sido, vale a espiada pelo bom elenco em cena,  mesmo que isso represente ver Kathy Bates e Danny Glover em aparições totalmente sem nexo e necessidade.  







Vale Ver,  Mas Nem Tanto! 


Nenhum comentário