Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Ouro e Cobiça' - 2016

NOTA 7.5


Por Rogério Machado




'Quem tudo quer, tudo perde'.... ou seria 'Quem não arrisca, não petisca' o melhor ditado para definir essa engenhosa trama estrelada pelo camaleão Matthew McConaughey?  'Ouro e Cobiça', que segue sem previsão de estreia nos cinemas brasileiros, é baseado na história real do escândalo da canadense Bre-X Mineral Corporation, em 1997. 


No longa, McConaughey é Kenny Wells,  um homem americano que tem como sonho mudar de vida. Ele é apresentado ao mundo do Ouro por Mike Acosta (Édgar Ramirez), um geologista que acredita que o pulo do gato será uma viagem para a Indonésia, onde, em uma floresta inóspita, eles encontrariam grandes reservas do metal precioso. O que parecia irreal acaba acontecendo, mas eles vão descobrir que manter o ouro com eles e fugir de ferozes inimigos que querem barrar seus negócios em Wall Street vai ser uma tarefa muito mais complicada do que eles poderiam prever. 

O filme dirigido Stephen Gagham, do excelente 'Syriana' (2005) e um dos roteiristas do 'Traffic' (2000) - vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado na ocasião - tem altos e baixos, mas consegue prender o espectador não somente pela presença de McConaughey, (que teve que engordar 18 quilos para o papel e dá mais um show na tela), mas também pelas viradas e surpresas no desenrolar da trama.

Sim, muito embora o desfecho esteja muito aquém do que uma trama como essa merecia, o roteiro tem seu brilho, mesmo incorrendo no erro de se repetir e se arrastar em alguns momentos. Estruturalmente, a história tinha tudo pra emplacar um cinemão com direito à indicações ao Oscar, mas não só por questões práticas, como também por revelar ausência de direcionamento ao passar essa trama ao público, no que tange a narrativa, tudo acaba se perdendo. Sobrando somente para o ótimo elenco fazer reluzir o que ainda havia 'sobrado do ouro' - a nota acima , à propósito, se deve à esse quesito. 'Ouro e Cobiça' é tal qual a própria jazida em estado bruto - só faltou ser lapidada com mais cuidado. 

Além da dupla de protagonistas que despensa apresentações, 'Gold' (no original)  conta ainda com a sempre ótima Bryce Dallas Howard vivendo a romântica e ingênua, Kay, namorada de Kenny, e ainda Tobby Kebebbell e o veterano Bruce Greenwood. 






Vale Ver ! 






Nenhum comentário