Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Assim que Abro meus Olhos' - 2017

NOTA 8.5


O cinema é fonte inesgotável de conhecimento, mas também nos permite ir além das barreiras da língua, nos introduzem a costumes diferentes dos nossos e muitas das vezes também nos possibilita traçar análises  sobre comportamento. Isso me motiva a buscar mais do cinema estrangeiro, desses que veremos pouco nas salas de cinema por aqui. 'Assim que Abro meus Olhos' é um longa tunisiano que estreou em pouquíssimas salas no Brasil e agora pode ser encontrado on line. 


A história se passa no verão de 2010 em Túnis, na Tunísia, alguns meses antes da Revolução de Jasmim. Enquanto o regime de Ben Ali cai, Farah (Baya Medhaffer), uma garota de 18 anos, se junta a uma banda de rock politizada e descobre o álcool, o amor e os protestos. Indo contra a vontade da mãe, Hayet (Ghalia Benali), que conhece os tabus do país, Farah mergulha cada vez mais nesse mundo, sem suspeitar do perigo de um regime político que a observa e se infiltra na sua privacidade. Para proteger a filha, Hayet fará o que for preciso, inclusive, reviver as feridas da sua própria juventude.

'Assim que Abro meus Olhos' é na verdade o título de uma das canções da banda em que Farah é vocalista. A letra prega a liberdade, protesta contra a fome e a falta de emprego. Protestam na verdade contra o governo de Zine el-Abidine Ben Ali, que durou 23 anos, até ele fugir do país em 2011. A personagem da estreante Baya Medhaffer é forte, temperamental e com 'cacife' para enfrentar de peito aberto toda represália em função de seu canto inconformado. O filme deve muito inclusive ao elenco e suas interpretações cheias de carisma, que mesclam momentos tempestivos com outros repletos de serenidade. 

Este belo exemplo do cinema falado em árabe, nos diz sobre assuntos urgentes e que sempre serão atuais em qualquer parte do mundo em algum momento. Nos diz sobre o amor incondicional de mãe e filho, sobre a liberdade , ou a privação dela... mas acima de tudo, nos diz sobre não aceitar menos do que ter seus direitos preservados, principalmente o da liberdade de expressão. 

Porque . assim que eu abro meus olhos, vejo nitidamente que toda mudança depende de uma tomada de posição que muitas vezes quer dizer perder para ganhar. 



Vale Ver ! 




Nenhum comentário