Adsense Cabeçalho

Matéria Especial - 'O Cinema Clássico Presente em 'Madagascar'

Por Vinícius Martins   @cinemarcante 


'Madagascar' é uma das melhores e mais engraçadas obras da DreamWorks Animation. Com um elenco de primeira e um roteiro que agrada aos pequenos e aos grandes com a mesma intensidade, o filme cativou o mundo sem precisar ser bobo ou apelativo ao ponto conter piadinhas de pum como carro-chefe (essa alfinetada foi para 'Força G' e 'Os Smurfs')



O filme de 2005 se tornou um ícone pop graças a, dentre várias outras razões, uma música chiclete cantada pelo Rei Julien, voz original de Sasha Baron Cohen e que no Brasil foi adaptada pelo excelente dublador Guilherme Briggs. E dentre as diversas piadas adultas sutis (sobre incesto, xenofobia e homossexualismo, por exemplo), estão referências ao cinema clássico que são um deleite para os cinéfilos. Pensando nisso, listamos cinco referências vistas no decorrer do filme que são verdadeiras pérolas. Vamos à elas!

👉 CANTANDO NA CHUVA
[Aproximadamente aos 13min 50seg]

Quando Alex, o leão, e Marty, a zebra, conversam sobre sua amizade após a festa de aniversário no zoológico, Alex (voz original de Ben Stiller e dublada genialmente por Alexandre Moreno) se pendura em um poste e chuta algumas coisas, circulando-o de forma animada e vibrante. Uma referência óbvia ao clássico 'Cantando na Chuva', só que ao som de New York, New York.


👉 CARRUAGENS DE FOGO
[Aproximadamente aos 33min]

Quando Alex e Marty se reencontram na praia, já em Madagascar, eles correm um para o outro em câmera lenta ao som da trilha sonora clássica de Vangelis para o filme 'Carruagens de Fogo', em uma cena que é uma piada pronta muito satisfatória.

👉 NÁUFRAGO
[Aproximadamente aos 47min]

Por conta de desacordos entre os amigos, o grupo (que contém também uma girafa e uma hipopótamo) se divide. Alex tenta construir uma réplica da Estátua da Liberdade, e do alto de seu monumento de palha e bambú ele vê Marty tentando erguer uma estrutura. Ele cassoa ao ver o amigo atrapalhado e, no instante seguinte, se surpreede ao ver o sucesso da zebra. É aí que, como se estivesse ouvindo uma voz em sua cabeça, ele vira para uma bola Spalding - que é concorrente da famosa marca Wilson - que tinha até um matinho parecido com um cabelo e a marca ensanguentada de uma mão (como a do filme de Robert Zemecks estrelado por Tom Hanks), e a ordena que se cale. Essa cena é dita na versão brasilera com as palavras "cala a boca, náufrago".



👉 PLANETA DOS MACACOS
[Aproximadamente aos 48min 30seg]

Após um acidente envolvendo fogo e a réplica da Estátua da Liberdade, a estrutura incendiada cede ao próprio peso e cai até a metade. Assim como no clássico 'Planeta dos Macacos', onde o protagista cai de joelhos ao ver a estátua enterrada até a cintura nas areias de uma praia, Alex se joga no chão, ajoelhado, praguejando pelo insucesso conquistado em sua tentativa desesperada de voltar para casa.
👉 BELEZA AMERICANA
[Aproximadamente aos 55min]

Tal qual ao personagem de Kevin Spacey em Beleza americana, que vê em seu fetiche a garota que é seu objeto de desejo no teto de seu quarto (nua e encarando-o de volta enquanto caem pétalas de rosas sobre ele), Alex tem aqui um sonho semelhante. Porém, seu alvo de cobiça - aquilo que ele quer comer - não é uma loira, mas sim pedaços e mais pedaços de carne, em cotes fatiados de filé que chegam até ele vindos das estrelas. Até a trilha do filme original toca nessa cena, evidenciando a referência que fez apenas adultos (e adolescentes, como eu era) rirem no cinema.



BÔNUS:

👉 TITANIC
[Aproximadamente aos 1h13min 45seg]

Assim como no épico naufrágio encenado por James Cameron, onde os violinistas terminam sua última música e um deles diz "Cavalheiros, foi um previlégio (ou "prazer", ou "honra", não lembro agora) tocar com vocês esta noite", os pinguins liderados pelo Capitão passam por uma última luta onde o lider faz uma paráfrase àquela cena do navio de 1912, dizendo "Foi uma honra lutar com vocês, rapazes".

Gostou? Em breve falaremos sobre furos de roteiro em animações consagradas (como 'Procurando Nemo'), então não perca!





'Papo de Cinemateca - Muito Cinema Pra Todo Mundo' 

Nenhum comentário