Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Formidável' | 2017

NOTA 8.5

Por Rogério Machado

Pai da Nouvelle Vague,  Jean-Luc Godard é até hoje considerado um dos mais controversos gênios que o cinema já viu. Iniciou sua carreira com tons de um cinema descompromissado e divertido, mas se viu na obrigação de dar uma guinada em sua carreira, influenciado pela revolução maoista , a fazer um cinema engajado e político. Tal episódio nesse ínterim da vida de Godard, é retratado em 'O Formidável', filme dirigido por Michel Hazanavicius que foi um dos destaques no Festival Internacional de Cinema do Rio.


O longa se passa logo após o fim do famoso relacionamento do cineasta com a sua musa Anna Karina,  e em meio à fase revolucionária de sua carreira, o célebre diretor e escritor Jean-Luc Godard (Louis Garrel) inicia a produção de seu mais novo filme: 'A Chinesa', filme que narra a história de um grupo de jovens que tentam incorporar princípios maoistas ao seu cotidiano político. Durante as filmagens, ele conhece Anne Wiazemsky (Stacy Martin) e, rapidamente, os dois se apaixonam.

Hazanavicius, que tem cerca de dez anos de carreira, viu seu nome ser catapultado ao hall de imortais da academia em Hollywood ao ser laureado com o Oscar de Melhor Direção em 2012 por 'O Artista'. O filme que ganhou outros quatro Oscars, trouxe de volta o cinema mudo em uma estética arrojada que não víamos há muito até então. Aliás, aqui o diretor francês também usa a estética e a imagem à seu favor muito mais do que o texto propriamente dito. Assim, como Godard, Hazanavicius lança mão do visual para dar seu recado e passeia pela tela com imagens que trazem de volta todas as referências vistas nos clássicos do mestre. Detalhes aparentemente bobos, como as cores predominantes em suas obras como o azul, o vermelho , o branco, ou ainda o amarelo reforçam essa teoria, já que esse jogo de cores era parte constante na paleta do cineasta.

'Le Redoutable' (no original) retrata um Godard egocêntrico, mimado e inconformado, e se essa é a verdadeira face da intimidade do homem por trás de um movimento, nós definitivamente não saberemos. Mas independente do modo como Hazanavicius desnudou o cineasta, não há como negar que o longa seja uma justa homenagem, que respira referências de suas obras originais e traduz perfeitamente o sentimento de seu inconformismo. Quem já teve contato com pelo menos parte da filmografia de Godard irá se aperceber disso.

'O Formidável' é sobre amor e política, ou seria política e amor? Bem, isso não importa muito, o que realmente conta é o quanto o filme lança mão da obra do mito com muito bom humor. Tendo ainda como aperitivo principal o garboso Louis Garrel,  que veste perfeitamente um personagem real e palpável com a ironia e a sagacidade que poucos dentro cinema francês fariam. 


Vale Ver !


DIREÇÃO
Michel Hazanavicius

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Michel Hazanavicius
Produção: Florence Gastaud, Michel Hazanavicius, Riad Sattouf
Fotografia: Guillaume Schiffman
Estúdio: Les Compagnons du Cinéma
Montador: Anne-Sophie Bion, Michel Hazanavicius
Distribuidora: Imovision, StudioCanal

ELENCO

Arthur Orcier, Bérénice Bejo, Emmanuele Aita, Félix Kysyl, Grégory Gadebois, Guido Caprino, Jean-Noël Martin, Jean-Pierre Mocky, Laurent Soffiati, Louis Garrel, Louise Legendre, Marc Fraize, Matteo Martari, Micha Lescot, Philippe Girard, Quentin Dolmaire, Romain Goupil, Stacy Martin, Stéphane Varupenne

Nenhum comentário