PiTacO do PapO - 'O Futuro Adiante' (2017)
NOTA 9.5
Por Rogério Machado
Dizem que o universo feminino é muito mais complicado do que elas mesmas pintam. Dizem.... E quando dois universos do gênero se cruzam e estabelecem uma conexão tão forte capaz de ultrapassar o tempo e traspor os ciclos e obstáculos ao longo dos anos?
'O Futuro Distante', filme da diretora Constanza Novick que faz parte da Première Latina no Festival Internacional de Cinema do Rio, é uma viagem por esses universos que se completam e ao mesmo tempo se repelem. Uma interrogação surgiu: é possÃvel uma grande amizade entre duas mulheres sem o mÃnimo de competição? Essa pergunta nem chega a ser pertinente no contexto do longa, nas é fato que isso me ocorreu.
No filme, quando o casamento dos pais de Florência termina (Pilar Gamboa), ela encontra refúgio no apartamento de Romina (Dolores Fonzi) , sua melhor amiga. As pré-adolescentes querem passar o tempo todo juntas e compartilham tudo: a escola, as aulas de dança e a idolatria pela ginasta Nadia Comaneci. Vinte anos depois, elas se reencontram. Romina agora é mãe, enquanto Flor se tornou uma bem sucedida escritora. Uma gostaria de ter a vida da outra e a inveja toma conta dessa relação de muitos anos e tão forte.
As amigas têm temperamentos muito diferentes: enquanto Romina é sisuda, sempre atenta, desconfiada e preocupada com tudo à seu redor, Florência é solar, engraçada e muito irresponsável. É óbvio que essa diferença de personalidade seria um gancho maravilhoso para que Novick desenvolvesse seu roteiro com muita incisão - e esse choque rende cenas ácidas e diálogos cortantes entre as duas amigas - 'dizem também que são os melhores amigos que nos dizem as piores verdades'. A abordagem é justamente essa.
Muitas eram as opções dentro do cardápio cinematográfico do festival, mas dois motivos me trouxeram até 'O Futuro Adiante': primeiro porque sou um grande apreciador do cinema latino e em seguida porque desde 'Paulina' (2015) todo e qualquer filme que Dolores Fonzi fizer, lá estarei como espectador. Fonzi é uma atriz de presença forte, daquelas atrizes que roubam a cena independente do texto que receba. Pra mim, uma das grandes atrizes argentinas da atualidade.
'O Futuro Adiante' se apoia no universo feminino, mas sobretudo, é sobre um relacionamento complexo que resiste ao teste do tempo.
Super Vale Ver !
DIREÇÃO
Constanza Novick
EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Constanza Novick
Produção: Lisandro Alonso
Fotografia: Julian Apezteguia
Montagem: Rosario Suárez, Gonzalo Del Val
ELENCO
Pilar Gamboa, Dolores Fonzi, José Maria Yazpik
Deixe seu Comentário: