Adsense Cabeçalho

Dica do Papo - 'Amnésia' | 2001

Por Rogério Machado


Chistopher Nolan é um dos poucos profissionais do cinema a se sagrar um ícone, uma espécie de lenda adorada de todo e qualquer tipo de cinéfilo (desde aquele mais ao estilo cult movie, como os que amam um blockbuster) com pouquíssimos anos de estrada.  Ele é um dos poucos também que consegue reunir esses dois mundos em prol da sétima arte com quase cem por cento de aprovação de crítica e público. 



A dica de hoje, era apenas o segundo longa metragem de Nolan, mas já demostrava todo diferencial do cara em tramas que em outras mãos, sairia como um carro desgovernado, com o risco de fazer degringolar roteiros interessantes. Uma coisa que Nolan faz bem é transformar ideias e concepções. Seu toque de midas é infalível. Em 'Amnésia' (ou 'Memento' no original) para facilitar, o roteiro também era dele em parceria com seu irmão, Jonathan Nolan... e lá se vão dezesseis anos...

Na trama, o ótimo Guy Pearce (o ator mais esnobado de Hollywood na minha opinião) é  Leonard Shelby , um investigador de possíveis fraudes perante empresas de seguro, que no dia em que sua mulher foi estuprada e assassinada, perdeu a capacidade de guardar novas memórias. Essa condição adquirida não fez com o que Shelby perdesse sua memória antiga, ou seja, ele se lembra de tudo perfeitamente até o o momento em que vivenciou o incidente.  Portanto, em contas simples, percebesse que esta é a última memória do protagonista e que isso justifica sua busca incessante por vingança e seu estímulo por adotar um padrão de vida capaz de lhe permitir investigar o caso e acabar de vez com aquele que lhe tirou o amor e transformou sua vida para sempre.



O filme tem uma estrutura não linear e funciona como um grande quebra-cabeças , e apesar de soar complicado, o entendimento do filme não será difícil para aqueles que dedicarem o mínimo de atenção que ele merece. A primeira cena apresentada é a última da trama e assim os acontecimentos vão voltando no tempo em cortes que remetem aos flashes de memória ativa do personagem principal. Essa é uma sacada sensacional de Christopher Nolan, que realiza 'Amnésia' desta forma, não para mostrar sua capacidade de direção, mas para desafiar o espectador a sentir na pele o que é acordar e ver fatos que não se encaixam com qualquer memória que tenha dos eventos.

'Amnésia' tem uma característica muito peculiar: Ele desafia nossas expectativas porque subverte os padrões do gênero em que se inscreve: o drama policial, ou noir. Sem esquecermos da complexidade de sua forma, o filme ainda faz parte de um gênero específico. E as surpresas têm origem justamente na fuga do gênero. Não que os finais inesperados e as viradas surpreendentes também não sejam bastante comuns nos filmes policiais, mas estamos lidando aqui com motivações diferentes: no final do filme ficamos conhecendo a verdadeira natureza do protagonista e a nossa afeição se confunde. O que importava, desde o início, era o sentido profundo das motivações de Leonard.

Além de Pearce, o elenco conta ainda com a bela Carrie-Anne Moss e o veterano Joe Pantoliano. O filme está atualmente no catálogo na Netfix. Assista, mas sem perder nenhum detalhe, qualquer movimento em falso, pode transformar a sua percepção do filme e estragar a experiência. 



'Papo de Cinemateca - Muito Cinema pra Todo Mundo'

DIREÇÃO
Christopher Nolan

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Christopher Nolan, Jonathan Nolan
Produção: Jennifer Todd, Suzanne Todd
Fotografia: Wally Pfister
Trilha Sonora: David Julyan
Estúdio: I Remember Productions, Newmarket Capital Group, Summit Entertainment, Team Todd

ELENCO

Callum Keith Rennie, Carrie-Anne Moss, Guy Pearce, Harriet Sansom Harris, Joe Pantoliano, Jorja Fox, Kimberly Campbell, Larry Holden, Marianne Muellerleile, Mark Boone Junior, Russ Fega, Stephen Tobolowsky, Thomas Lennon

Nenhum comentário