Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - ' Il Padre d'Italia' | 2017

NOTA 7.8


Por Rogério Machado


Ainda sem previsão de lançamento oficial no Brasil, o italiano  'Il Padre d'Italia' trata de uma história muito comum entre as pessoas:  o medo e a dúvida em se assumir homossexual. Mas o longa dirigido e escrito por Fabio Mollo não se estabelece somente como um filme de uma ótica só, ele vai muito além dessa leitura tacanha de medos e angústias de se viver quem se é... 



Na história Luca Marinelli é Paolo, um rapaz que queria se tornar um carpinteiro ou um arquiteto, e, em vez disso, se comprometeu com uma grande loja de móveis pré fabricados. Recém abandonado por seu companheiro, numa noite de balada, ele acaba conhecendo Mia (Isabella Ragonese), uma jovem grávida nada convencional e que não tem nem ideia de quem seja o pai do bebê.  Juntos, eles partem em uma viagem à procura do pai da criança que Mia está esperando. 

O drama é um improvável encontro de um homem que tem medo da vida com uma mulher que tem fome de viver: Mia não vê consequências em suas atitudes intensas e nem as freia, o que acaba seduzindo o jovem Paolo. A produção é mais ou menos como um road movie, repleto de doçura e ironia, mas que parece deixar faltar alguma coisa para pegar de vez o espectador. O casal protagonista até funciona bem no vídeo e algumas sequências são bem empáticas, mas o modo como os dois são introduzidos não chega a ponto de ser plenamente convincente. 

De toda forma, é preciso dar a mão à palmatória: o cinema italiano tem sempre uma linguagem muito própria e deliciosa, sendo assim, o que parecia improvável (a tirar pelos dois primeiros atos) acaba surpreendendo no desfecho e como num passe de mágica, tudo passa a fazer sentido.

Paollo tinha vivido sem família. Em toda sua infância e adolescência ele havia sido criado por freiras, talvez por isso ele transparecesse  viver a vida sempre pela metade. O destino, irônico como é, o colocaria no caminho de Mia, que a partir dali passaria a ter um papel importante para que ele viesse a ver a vida com outros olhos. Seus medos, de uma hora pra outra desapareceriam. É certo que os caminhos desses dois estranhos, não se cruzaram por acaso. 

Vale Ver ! 




DIREÇÃO
Fabio Mollo 

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Fabio Mollo, Josella Porto
Produção: Donatella Botti,  Attilio Moro
Fotografia: Daria D'Antonio
Música: Giorgio Giampà


ELENCO

Luca Marinelli, Isabella Ragonese, Anna Ferruzzo, Mario Sgueglia,Federica De Cola, Miriam Karlkvist,Esther Elisha,Sara Putignano

Nenhum comentário