Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Columbus' | 2017

NOTA 8.5

Por Rogério Machado


Fotografia limpa,  ângulos arrojados e um roteiro que evoca as relações que, conturbadas ou não se amparam nas paredes da arquitetura modernista que serve de pano de fundo para 'Columbus',  filme de estreia do diretor Kogonada, sul coreano radicado nos E.U.A. O longa foi um super destaque no Festival de Sundance que passou pelos cinemas brasileiros recentemente. 



Na história conheceremos Cassandra (Haley Lu Richardson), ou Casey para os mais chegados, que vive com sua mãe em Columbus , no estado de Indiana nos Estados Unidos, uma cidade pouco conhecida e assombrada pela promessa de modernismo. Recém chegado ao lugar,  Jin (John Cho), um visitante do outro lado do mundo, veio para visitar seu pai que está prestes a falecer. Sobrecarregados pelo peso do futuro, eles encontram refúgio um no outro e na arquitetura que os rodeia.

A história se norteia como aquelas que mostram encontro de almas. Ambos têm relações familiares difíceis: Jin e o pai se distanciaram bastante e já não se falavam há muito tempo, e Casey,que continua sofrendo com a instabilidade emocional da mãe, que trabalha horas e horas por dia e mal tem tempo para a filha. Apesar de pontos comuns, cada um vê o mundo de forma diferente - Jin é imediatista, incrédulo e sem raízes, já Casey tem uma visão romântica do mundo, está profundamente ligada ao seu lugar e tem esperança da mudança de sua relação com a mãe. Mesmo em mundos tão diferentes, os dois encontrarão lugar um no outro e de alguma forma estarão ligados para sempre. 

Contemplativo, 'Columbus' se escora fundamentalmente em seu par de atores. John Cho jamais teve um material tão denso e reverberante para trabalhar e se sai muitíssimo bem. Haley Lu Richardson é uma revelação. Extremamente magnética, fica fácil para o público entender o fascínio que ela provoca em Jin e porque ele sente tanta necessidade de ficar próximo dela naquele momento de sua vida.  

Filme, cidade e personagens convergem num tipo de meditação lírica, estranhamente poética e otimista. 'Columbus' é um filme pra quem ama cinema e arquitetura, por assim dizer. 



Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Kogonada

EQUIPE TÉCNICA
Produção: Aaron Boyd, Andrew Miano, Chris Weitz, Danielle Renfrew Behrens, Giulia Caruso, Ki Jin Kim
Fotografia: Elisha Christian
Trilha Sonora: Hammock
Estúdio: Depth of Field, Nonetheless Productions, Superlative Films
Distribuidora: Supo Mungam Films

ELENCO

Alphaeus Green Jr., Caitlin Ewald, Erin Allegretti, Haley Lu Richardson, Jim Dougherty, John Cho, Lindsey Shope, Michelle Forbes, Parker Posey, Reen Vogel, Rory Culkin, Rosalyn R. Ross, Shani Salyers Stiles, William Willet, Wynn Reichert





Nenhum comentário