Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Vilã | 2017

NOTA 9.5

Por Rogério Machado



Foi se o tempo em que banho de sangue dentro do cinema era somente para filmes trash. É bem possível que tenha sido Tarantino o promulgador de tal feito e elevado a famosa carnificina ao status de cult, mas o fato é que não é a grande quantidade de sangue (ou a falta dele) que necessariamente diz se um filme é bom, cult.. whatever!  'A Vilã' , filme que foi elogiadíssimo em Cannes e no Festival do Rio esse ano,  reúne violência gráfica, muito sangue, mas não de maneira gratuita. 



No longa,  seremos apresentados à  Sook-hee (Kim Ok-Bin), que desde pequena foi treinada para se tornar uma assassina sanguinária. Quando o chefe da Agência de Inteligência coreana se oferece para recrutá-la como agente secreta, Sook-hee recebe uma segunda chance: “Trabalhe para nós por dez anos e você será livre”. Sua nova identidade é como Chae Yeon-soo, uma atriz de teatro. Depois de servir seu país por uma década, ela dá início a uma nova vida, onde tem que lidar com tarefas corriqueiras do dia a dia. Até que dois homens aparecem de repente em sua vida, e ela descobrirá os segredos de seu passado.

A trama já começa eletrizante, com muita ação e cenas de violência amparadas por uma câmera que acompanha com rigor os passos da anti heroína, (poderíamos chamar assim) que entra em cena como um carro desgovernado abatendo quem quer que surja em seu caminho. O grande diferencial é que a câmera é posicionada como se fossem os olhos da matadora de aluguel, o que aumenta o nível de tensão e proporciona cenas indiscutivelmente bem dirigidas. 

Sook-Hee incorpora a mulher empoderada e corajosa, mas que também é preenchida de medos e angústias que as fazem mais humana, sem nada se comparar com as heroínas de filmes de ação que pipocam por aí. Ela tem um passado cruel,  um futuro incerto e tudo que resta é o presente que a subjuga a todo tempo e a coloca na posição de qualquer mulher comum, só que com uma missão muito certa, que infelizmente não poderia citar aqui para não estragar sua imersão na história. 

E por falar em imersão, 'Ak-Nyeo' (no original) mesmo sendo um filme de ação e suspense não é superficial em nenhum momento. Sua personagem principal carrega com ela uma história que tem apelo dramático suficiente para não se tornar um desses thrillers descerebrados. Suas habilidades são sobre humanas mas sua capacidade de se conectar com o público está perfeitamente ao alcance de qualquer espectador. 


Super Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Byung-gil Jung

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Byeong-sik Jung, Byung-gil Jung
Produção: Apeitda
Fotografia: Jung-hun Park
Música: Ja wan Koo
Montador: Sun-mi Heo
Distribuidora: Paris Filmes


ELENCO

Ok-bin Kim , Kim Seo-hyung , Ha-kyun Shin , Bang Sung-jun , Sung-Jun Bang 

Nenhum comentário