Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Liga da Justiça' | 2017

NOTA 8.8

Uma barulhenta ópera indefinida.

Por Vinícius Martins  @cinemarcante


Antes de falar qualquer outra coisa sobre o aguardadíssimo 'Liga da Justiça': o filme é bom. Agradável e engraçado, pelo menos. No entanto, é só mais um dentro dos tantos outros já existentes sobre a destruição do mundo por conta de alguma invasão alienígena. Não dá para sentir a real ameaça da presença do Lobo da Estepe, nem a áurea sombria vista em seus antecessores, quando na verdade esse deveria ser o filme mais pesado e devastador do Universo Cinematográfico da DC.


As cenas de luta e ação, assim como a interação dos personagens “estreantes”, são um ponto alto da produção - que teve seu roteiro revisado por Joss Whedon. O porém que se levanta é a mudança brusca no tom, entregando algo que não se define entre ser um filme sério que tenta ser engraçado e um filme engraçado que tenta ser sério. O tom sóbrio prometido nos longas anteriores é ignorado, dando espaço para a pirotecnia extrema e uma coreografia cartunesca (linda, por sinal), mas que carece de sensibilidade e tato.

Falta emoção. Não há empatia com o drama de Superman e nem tampouco das mulheres que sofreram o luto por ele. Ignora-se a sociedade, a identidade retomada do defunto Clark Kent, e muitas das “profecias” de ‘Batman v Superman’, fazendo com que fique a impressão de que aquele dramalhão todo no final do controverso filme de 2016, com cenas intensas de funeral e lamento generalizado, foi superada e ninguém se importa mais. Teria sido melhor se tivessem inserido o Bizarro no filme, como eu imaginava que fariam, ao invés de apenas dar uma sequência de socos que se resolvem quase com a mesma facilidade que o caso Martha.

O filme é divertido, mas incoerente dentro do próprio universo. Vale o ingresso do IMAX, mas não é um filme para ir rever várias vezes. Sendo um espetáculo de sonoridade e flashes, a história e toda a preparação para ela acabam ficando pra uma próxima vez.

***

Informação de utilidade pública: 'Liga da Justiça' tem duas cenas pós créditos

Valer Ver ! 

DIREÇÃO
Zack Snyder

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Chris Terrio
Produção: Charles Roven, Deborah Snyder, Geoff Johns, Jon Berg
Fotografia: Fabian Wagner
Trilha Sonora: Danny Elfman
Estúdio: DC Entertainment, Warner Bros
Montador: David Brenner, Martin Walsh, Richard Pearson
Distribuidora: Warner Bros

ELENCO

Amber Heard, Amy Adams, Ben Affleck, Billy Crudup, Ciarán Hinds, Connie Nielsen, Daniel Stisen, Diane Lane, Erin Eliza Blevins, Ezra Miller, Gal Gadot, Henry Cavill, J.K. Simmons, Jason Momoa, Jeremy Irons, Jesse Eisenberg, Joe Morton, Kiersey Clemons, Lisa Loven Kongsli, Michael McElhatton, Ray Fisher, Robin Wright, Samantha Jo




Nenhum comentário