Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Deserto' | 2017

NOTA 9.0

Por Rogério Machado


Terras áridas.... sol à pino... vidas secas.  

'Deserto', ainda em cartaz nos cinemas, tem à frente a família Cuarón. Na direção Jonás Cuarón, filho do grande Alfonso Cuarón (ganhador do Oscar de Melhor Direção em 2014) que produziu o filme juntamente com o irmão Carlos Cuarón. Os mexicanos mais festejados ultimamente em Hollywood, aqui, propositalmente ou não,  falam de si mesmos. Da perseguição desse povo pelos americanos, sobretudo na atual política. Só que nessa história, essa perseguição ganha dimensões brutais.  



Na trama Gael Garcia Bernal é Moisés, um mecânico que está viajando com um grupo de pessoas que tenta atravessar ilegalmente pela fronteira do México com os Estados Unidos, buscando uma nova vida na América do Norte. No caminho eles se deparam com um solitário homem, Sam (Jeffrey Dean Morgan) e seu cachorro caçador, que assumiu as funções da patrulha na fronteira em suas mãos racistas. Todos terão de achar um jeito de sobreviver nessa paisagem incrivelmente brutal antes do deserto consumi-los.

Na atual conjuntura, 'Deserto' parece mais uma boa alfinetada e que vem em bora hora contra as desventuras do governo Trump. Na forma de um suspense e com um pé no terror, o longa aposta no tom maniqueísta para definir bem os lados: em uma ponta o americano orgulhoso que sob o pretexto do patriotismo usa de violência gratuita, e do outro lado o mexicano sonhador que só pensa em melhorar de vida. Olhando por cima, parece mais do mesmo , mas não,  a ação é impecável, a pegada é visceral numa caçada ao melhor estilo gato e rato que não deixa barriga ou deixa para a distração. É nitroglicerina pura! 

Jonás preparou seu filme vendo produções como 'Encurralado', de Steven Spielberg; 'Um Condenado à Morte Escapou', de Robert Bresson e 'O Salário do Medo', de Henri-Georges Clouzot. Seus diálogos são escassos, mas onde falta conversa sobra tensão. E ao contrário do que possa parecer, isso é ótimo. 

'Deserto' nos fala sobre vidas perdidas, vidas amargas, secas como o deserto que está pronto a devorar quem ali se aventura.


Super Vale Ver !


DIREÇÃO
Jonás Cuarón

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Jonás Cuarón, Mateo Garcia
Produção: Alex Garcia, Alfonso Cuarón, Carlos Cuarón, Charles Gillibert, Jonás Cuarón
Fotografia: Damian Garcia
Trilha Sonora: Woodkid
Estúdio: CG Cinéma, Esperanto Kino, Itaca Films
Montador: Jonás Cuarón
Distribuidora: Esfera Filmes

ELENCO


Alondra Hidalgo, Aquileo De Jesús Calihua, Butch McCain, Claudia Angélica Amador Castellanos, David Peralta Arreola, Diego Cataño, Dionicio Roberto Avilés García, Dolores Micaela Guzmán Méndez, Erik Vázquez, Francisco Jhonnathan Toscano Usnaya, Gael García Bernal, Jeffrey Dean Morgan, Jonathan Morales Márquez, Lew Temple, Manuel Salvador Trasuña González, Marco Pérez, Óscar Flores Guerrero, Víctor Alfonso Zárate Mendoza

Nenhum comentário