PiTacO do PapO - 'Assassinato no Expresso do Oriente' | 2017
NOTA 10
Um delicioso jogo de gato e rato
Por VinÃcius Martins @cinemarcante
Quem leu o romance 'Assassinato no Expresso do Oriente', de Agatha Christie, certamente ficou maravilhado com a destreza como ela faz com que um emaranhado de pontos desconexos comece a fazer sentido em um ritmo constante, sem repudiar ou subestimar a inteligência de seus leitores. E com um tato absurdamente belo, o multitalentoso Kenneth Branagh - que é diretor e protagonista do filme - conseguiu transportar a mesma sensação para a telona, sem abusar da cafonice, entregando um balé de estereótipos relevantes.
Branagh entende como funciona o gênero do suspense policial. Em seu filme ‘Operação Sombra: Jack Ryan’ - que ele também dirige e atua -, a ação acompanha o crescente suspense acerca do desfecho e se balanceia com um humor tão sutil que passa despercebido pela maioria dos espectadores. O mesmo acontece em ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, só que em doses diferentes. A ação se faz com pequenos picos de movimentação na trama (uma perseguição nos pilares da ponte, por exemplo), enquanto o humor se expõe tanto nos trejeitos de alguns personagens como em diálogos inteligentes (créditos para a autora), de modo que o suspense se ergue a cada nova descoberta, questionando a suspeita anterior e criando novos suspeitos em uma conspiração meticulosamente calculada.
Apesar de a trama ser obra de um livro já estabelecido, muito do sucesso do filme depende da qualidade de seu diretor. Branagh reuniu uma equipe inteiramente competente, tendo todo o cuidado com a adaptação em seus mÃnimos detalhes; o figurino, os efeitos, a fotografia, a trilha sonora e a mixagem de som, quando estão sob o domÃnio de mãos talentosas, elevam a experiência para um outro nÃvel, colocando o público em um patamar superior de vivência da história contada. A direção de arte merece, no mÃnimo, uma indicação ao Oscar.
No que diz respeito ao herói, o detetive Hercule Poirot ganha aqui um bigode mais vistoso, um olhar mais curioso é uma caracterização mais fidedigna - e bem menos caricata - que a de Albert Finney no filme de 1974. O mesmo grau de fidelidade se aplica também na visão quanto aos demais personagens, mantendo o que há de substancial em cada um e apresentando um visual que sintetiza a personificação das descrições de Christie.
Seja no balanço ritmado da câmera em sincronismo com a inquietação do trem sobre os trilhos ou no mistério que envolve os passageiros, o recontar de um clássico consagrado como esse para a nova geração, se faz não somente necessário como também um deleite agradável. Fica já a expectativa para a possÃvel vindoura sequência, ‘Morte Sobre o Nilo’, de mais um dentre os tantos livros que Hercule Poirot protagoniza e que merecem o prestÃgio da telona.
Super Vale Ver !
DIREÇÃO
Kenneth Branagh
EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Agatha Christie, Michael Green
Produção: Judy Hofflund, Kenneth Branagh, Mark Gordon, Simon Kinberg
Fotografia: Haris Zambarloukos
Trilha Sonora: Patrick Doyle
Estúdio: Genre Films, Kinberg Genre, Twentieth Century Fox Film Corporation
Montador: Mick Audsley
Distribuidora: Fox Film do Brasil
ELENCO
Adam Garcia, Bern Collaco, Bernardo Santos, Daisy Ridley, Derek Jacobi, Hadley Fraser, Honey Holmes, Johnny Depp, Joseph Long, Josh Gad, Judi Dench, Kenneth Branagh, Lampros Kalfuntzos, Lasco Atkins, Leslie Odom Jr., Lucy Boynton, Manuel Garcia-Rulfo, Marwan Kenzari, Michelle Pfeiffer, Miranda Raison, Olivia Colman, Penélope Cruz, Phil Dunster, Sergei Polunin, Tom Bateman, Willem Dafoe
Um delicioso jogo de gato e rato
Por VinÃcius Martins @cinemarcante
Quem leu o romance 'Assassinato no Expresso do Oriente', de Agatha Christie, certamente ficou maravilhado com a destreza como ela faz com que um emaranhado de pontos desconexos comece a fazer sentido em um ritmo constante, sem repudiar ou subestimar a inteligência de seus leitores. E com um tato absurdamente belo, o multitalentoso Kenneth Branagh - que é diretor e protagonista do filme - conseguiu transportar a mesma sensação para a telona, sem abusar da cafonice, entregando um balé de estereótipos relevantes.
Branagh entende como funciona o gênero do suspense policial. Em seu filme ‘Operação Sombra: Jack Ryan’ - que ele também dirige e atua -, a ação acompanha o crescente suspense acerca do desfecho e se balanceia com um humor tão sutil que passa despercebido pela maioria dos espectadores. O mesmo acontece em ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, só que em doses diferentes. A ação se faz com pequenos picos de movimentação na trama (uma perseguição nos pilares da ponte, por exemplo), enquanto o humor se expõe tanto nos trejeitos de alguns personagens como em diálogos inteligentes (créditos para a autora), de modo que o suspense se ergue a cada nova descoberta, questionando a suspeita anterior e criando novos suspeitos em uma conspiração meticulosamente calculada.
Apesar de a trama ser obra de um livro já estabelecido, muito do sucesso do filme depende da qualidade de seu diretor. Branagh reuniu uma equipe inteiramente competente, tendo todo o cuidado com a adaptação em seus mÃnimos detalhes; o figurino, os efeitos, a fotografia, a trilha sonora e a mixagem de som, quando estão sob o domÃnio de mãos talentosas, elevam a experiência para um outro nÃvel, colocando o público em um patamar superior de vivência da história contada. A direção de arte merece, no mÃnimo, uma indicação ao Oscar.
No que diz respeito ao herói, o detetive Hercule Poirot ganha aqui um bigode mais vistoso, um olhar mais curioso é uma caracterização mais fidedigna - e bem menos caricata - que a de Albert Finney no filme de 1974. O mesmo grau de fidelidade se aplica também na visão quanto aos demais personagens, mantendo o que há de substancial em cada um e apresentando um visual que sintetiza a personificação das descrições de Christie.
Seja no balanço ritmado da câmera em sincronismo com a inquietação do trem sobre os trilhos ou no mistério que envolve os passageiros, o recontar de um clássico consagrado como esse para a nova geração, se faz não somente necessário como também um deleite agradável. Fica já a expectativa para a possÃvel vindoura sequência, ‘Morte Sobre o Nilo’, de mais um dentre os tantos livros que Hercule Poirot protagoniza e que merecem o prestÃgio da telona.
Super Vale Ver !
DIREÇÃO
Kenneth Branagh
EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Agatha Christie, Michael Green
Produção: Judy Hofflund, Kenneth Branagh, Mark Gordon, Simon Kinberg
Fotografia: Haris Zambarloukos
Trilha Sonora: Patrick Doyle
Estúdio: Genre Films, Kinberg Genre, Twentieth Century Fox Film Corporation
Montador: Mick Audsley
Distribuidora: Fox Film do Brasil
ELENCO
Adam Garcia, Bern Collaco, Bernardo Santos, Daisy Ridley, Derek Jacobi, Hadley Fraser, Honey Holmes, Johnny Depp, Joseph Long, Josh Gad, Judi Dench, Kenneth Branagh, Lampros Kalfuntzos, Lasco Atkins, Leslie Odom Jr., Lucy Boynton, Manuel Garcia-Rulfo, Marwan Kenzari, Michelle Pfeiffer, Miranda Raison, Olivia Colman, Penélope Cruz, Phil Dunster, Sergei Polunin, Tom Bateman, Willem Dafoe
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