Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Criminosos de Novembro' | 2017

NOTA 5.0

Por Rogério Machado



Baseado no livro de Sam Munsom, 'Criminosos em Novembro' ('November Criminals' no original) não deve passar pelos cinemas brasileiros. A previsão é que o longa chegue direto em plataformas de streaming.  A tirar pela repercussão gerada pelo filme com respeito à crítica e público lá fora, talvez seja melhor ele não correr o risco de afundar ainda mais nas salas por aqui.  O grande problema do filme dirigido por Sacha Gervasi? Não saber que rumo tomar dentro da narrativa. 



Na história, Ansel Elgort é Addison, um jovem  de 18 anos de idade e que  está terminando o Ensino Médio. Enquanto pensa se deve entrar na universidade, ele leva uma vida cheia de conflitos, e num relacionamento que se divide entre amizade e sexo com Phoebe, (Choë Grace Moretz). Quando Kevin, um colega de turma, é assassinado, Addison decide fazer a sua própria investigação e procurar quem matou seu amigo. 

Além do desenvolvimento, que peca em vários aspectos, como disse anteriormente, o longa se perde por não saber se caminha para um drama, ou um suspense policial - talvez resida aí a falha no ritmo, a narrativa fica comprometida - uma vez que o assassinato sai de foco em determinados momentos para dar lugar à indecisão na 'amizade colorida' do casal protagonista ou ainda pelos conflitos vividos por Addison em função da morte da mãe quando ele ainda tinha apenas 6 anos de idade. Muito tempo para 'ruminar' uma perda, não?

Pela sinopse inicial, onde o crime teria sido motivado por questões raciais,  a trama parecia deveras promissora, mas o desenrolar não aconteceu bem assim e o que se segue é uma tentativa falha de querer ser um bom suspense ou ainda um drama de cunho social eficiente. Nem a química do lindo casal funciona, enfim,  fica para a próxima vez quem sabe...


Nem Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Sacha Gervasi

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Steven Knight, Sacha Gervasi, Sam Munson (autor da obra original)
Produção: Marc Bienstock, Ara Keshishian, Beth O'Neil, Erika Olde
Fotografia: Mihai Malaimare Jr.
Trilha Sonora: David Norland
Montador: Martin Pensa



ELENCO

Chloë Grace Moretz, Ansel Elgort,Catherine Keener, David Strathairn, 
Terry Kinney,Cory Hardrict, Danny Flaherty, Allie Marshall, Victor Williams, Philip Ettinget, Gianni Paolo  

Nenhum comentário