Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Lumière! A Aventura Começa' | 2017

NOTA 10

Por Rogério Machado


Às imagens em movimento, damos o nome de vídeo. Nos dias de hoje, videos são facilmente feitos até pelas câmeras de nossos aparelhos celulares.  Hoje se faz cinema com celular. Vimos recentemente um caso assim em 'Tangerine' (2015) que foi inteiramente filmado em um Iphone. Hoje o que parece tão simples, há pouco mais de um século atrás era um evento. 

Em 1895, Louis e August Lumière inventaram o cinematógrafo e filmaram alguns dos primeiros filmes da história do cinema. Com a descoberta da mise-en-scène, dos travellings e ainda dos efeitos especiais ou o ousado plano sequência, também inventaram o cinema enquanto arte. Dos seus mais de 1400 filmes, Thierry Frémaux, diretor do Festival de Cinema de Cannes e do Instituto Lumière, selecionou uma pequena parte (por enquanto, explico mais adiante) para o deleite dos cinéfilos mais inveterados e amantes da sétima arte. Dessa compilação surgiu 'Lumière! A Aventura Começa', que chega aos cinemas em circuito comercial no dia quatorze de dezembro. 


O longa é uma jornada no universo dos fundadores do cinema, os chamados irmãos Lumière. Imagens inesquecíveis e um olhar único da França e do mundo da Era Moderna através de 108 breves filmes (cerca de 40 segundos cada um) dos irmãos franceses, que foram restaurados em 4K e montados para celebrar o legado dos Lumière. Uma história do cinema pra o cinema. 

Embora tenha dado nota (e não teria como não ser dez), a minha intenção aqui não é propriamente fazer uma crítica, e sim, deixar registrado minha paixão por esse material, que conquista não somente pelas imagens raras garimpadas, mas pela maneira com que Frémaux montou e comentou cada uma delas. São sequências bem humoradas e contagiantes, tamanha habilidade do idealizador do documetário para tal missão. 

Esse editor que voz fala, esteve na sessão de pré estreia do documentário no Reserva Cultural Niterói, especialíssima por sinal, com a presença do próprio Frémaux e uma plateia de grandes profissionais do cinema e da arte no Brasil como os produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto, o diretor Walter Salles e a atriz Bárbara Paz. Logo após a sessão, com direito a um cocktail servido pelo Reserva no conforto dos nossos assentos, pudemos conversar com Frémaux que nos contou os segredos e ainda sobre suas motivações em fazer o filme:  'Minha intenção não foi só reproduzir, mas reganhar o esplendor do trabalho de Lumière', disse Frémaux. 



Ao final do debate, ouvi de uma participante do debate uma frase que penetrou em mim e me fez compreender melhor o que senti durante a exibição: 'Assistir 'Lumière! A Aventura Começa' é como descobrir o cinema pela primeira vez.' 

No que depender de Thierry Frémaux ainda teremos novas oportunidades de continuar redescobrindo o cinema, uma vez que ele próprio afirmou ter deixado muita coisa de fora que ele gostaria de ter colocado no trabalho (afinal são quase 1500 filmes, lembra?), e que o título 'A Aventura Começa ' não foi por acaso, a segunda homenagem aos criadores do cinematógrafo já tem nome: 'A Aventura Continua' ... e não para por aí, mesmo não tendo pretensão de se tornar um diretor de cinema, ele disse que o material restaurado deve render cerca de três ou quatro longas no total -  essa afirmação, sem dúvida é música para os ouvidos dos amantes da sala escura.  


Super Vale Ver ! 



DIREÇÃO
Thierry Frémaux

EQUIPE TÉCNICA
Produção:  Bertrand Tavernier, Thierry Frémaux
Co- Produção: Co-produçãoCentre National de la Cinématographie (CNC)
Montagem: Thierry Frémaux
Distribuição : Imovision




ELENCO
Thierry Frémaux, Auguste Lumière, Louis Lumière, Martin Scorsese

Nenhum comentário