Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'As Duas Irenes' | 2017

NOTA 8.0

Por Rogério Machado


Ah... a adolescência! Há quem diga que é a pior fase da vida, a mais complicada pelo menos, isso pra quem já passou por ela, e hoje precisa educar um ..... mas pra quem vive o sabor da descoberta durante a puberdade, sabe que essa é a fase mais gostosa e também a mais perigosa, é onde nos formamos como pessoa, descobrimos todas as nossas facetas, nossa índole até.  'As Duas Irenes', que chegou recentemente ao sistema on demand, nos conta sobre essa época em que as descobertas são vistas como grandes acontecimentos pra quem as vive. 



Na história conheceremos Irene (Priscila Bittencourt), a filha do meio de uma família tradicional do interior, que um dia descobre que o pai (Marco Ricca) tem uma filha fora do casamento, também chamada Irene (Isabela Torres) e da mesma idade que ela. Revoltada com a descoberta, Irene passa a se aproximar de sua meio-irmã e da mãe dela, sem revelar sua identidade. É o início de uma surpreendente cumplicidade entre elas, que passa também pela descoberta da sexualidade.

Inevitavelmente, o impacto causará um misto de sentimentos dentro de Irene, mas logo em seguida já percebemos um amadurecer fora do comum nessa menina simples do interior. Seus olhos se abrem para o mundo, seus gostos e formas começam a se apurar, assim também como a forma de pensar e agir. É latente essa mudança na vida dessa menina quase moça. Mas as transformações vão muito além: o espectador logo entende que a protagonista desenvolve sentimentos ambíguos pela "nova amiga", de quem inicialmente não revela ser irmã. Tão rica quanto isso – dramaturgicamente falando,  é a maneira como ela reage diante do pai e também da mãe, Mirinha (Susana Ribeiro), que pela passividade frente à situação, aos olhos da garota, transforma-se de vítima em uma espécie de vilã.

Toda essa metamorfose é acompanhada com destreza e cuidado pela câmera do diretor Fábio Meira:  alguns planos são tão belos que lembram pinturas. Há enquadramentos que exploram a profundidade de campo através de janelas ou outras aberturas (da bilheteria do cinema, por exemplo, onde as recém amigas vão muito para flertar com os meninos), uma brincadeira metalinguística que faz o próprio espectador emular a revelação do mundo em um quadro à sua frente, tal qual esta se apresenta à pequena protagonista.

'As Duas Irenes' é uma espécie de poesia em forma de filme. É sobre a verdade que gera amadurecimento, que gera autoconhecimento, que gera autoconfiança. 


Vale Ver! 

DIREÇÃO

  • Fabio Meira

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Fabio Meira
Produção: Diana Almeida, Fabio Meira
Fotografia: Daniela Cajías
Trilha Sonora: Edson Secco
Estúdio: Lacuna Filmes, Roseira Filmes
Montador: Virginia Flores
Distribuidora: Vitrine Filmes

ELENCO

Ana Reston, Inês Peixoto, Isabela Torres, Maju Souza, Marcela Moura, Marco Ricca, Priscila Bittencourt, Suzana Ribeiro, Teuda Bara

Nenhum comentário