Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Mark Felt - O Homem que Derrubou a Casa Branca' | 2017

NOTA 6.9

Por Rogério Machado


Não é de hoje que a imprensa serve de agente da verdade. Principalmente os
políticos, temem a aproximação da mídia , geralmente, claro, porque têm algo de muito pobre a esconder. Muitos são os filmes que retratam episódios em que a imprensa se torna canal de libertação dos mentirosos - em 'Mark Felt - O Homem que Derrubou a Casa Branca', que passou pelos cinemas no fim do ano passado, a imprensa teve o apoio de um homem da alta patente do FBI, mas que veio a ter sua identidade revelada muitos e muitos anos depois. 



O filme narra a trajetória de Mark Felt (Liam Neeson), o segundo homem mais poderoso do FBI, que crê que irá assumir a organização após a morte de J. Edgar Hoover, mas tem seu tapete puxado pela Casa Branca ao indicar o nome de Patrick Gray (Marton Csokas) para o cargo. Incomodado com a intromissão da presidência em sua área, ele desobedece ordens engajando-se na investigação do escândalo de Watergate (saiba mais aqui) , e se torna o principal informante da imprensa, mais conhecido como o 'Garganta Profunda'.

O filme de cunho histórico, tem boa reconstituição de época e clima até bem envolvente, que tece várias teias em torno do argumento central, chegando até a ficar confuso principalmente para quem não conhece a história de Felt. Entretanto, o filme dirigido por Peter Landesman (do ótimo 'Um Homem Entre Gigantes' -2016) sofre por apresentar mal os fatos: sabemos que o caso Waltergate teve o envolvimento do próprio presidente Nixon para manchar o partido oponente, mas o filme se mostra atropelado, principalmente ao apresentar detalhes da vida pessoal de Felt, como por exemplo,o drama envolvendo uma filha desaparecida. 

De todo modo, é possível se deleitar com a sempre competente performance de Liam Neeson - que volta à um papel mais denso depois de encarnar papéis em filmes de suspense e ação - além de instigar nosso lado curioso: fui pesquisar para saber mais sobre esse tal Escândalo Waltergate e como Mark Felt, um homem acima de qualquer suspeita, derrubou o fascismo de Richard Nixon, o único presidente à renunciar e com maior índice de rejeição da história americana. Felt traiu seus superiores e foi acusado de crime contra a Casa Branca... mas, foi absolvido por toda uma nação. 


Vale Ver, Mas Nem Tanto!


DIREÇÃO

  • Peter Landesman

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Peter Landesman
Produção: Anthony Katagas, Gary Goetzman, Giannina Facio, Jay Roach, Marc Butan, Peter Landesman, Ridley Scott, Steve Richards, Tom Hanks
Fotografia: Adam Kimmel
Trilha Sonora: Daniel Pemberton
Estúdio: Endurance Media, MadRiver Pictures
Montador: Tariq Anwar
Distribuidora: Diamond Films

ELENCO

Brian d'Arcy James, Bruce Greenwood, Darryl Cox, Diane Lane, Eddie Marsan, Ike Barinholtz, Jeff Sprauve, Josh Lucas, Julian Morris, Kate Walsh, Liam Neeson, Maika Monroe, Marton Csokas, Michael C. Hall, Noah Wyle, Scott Poythress, Stephen Michael Ayers, Tom Sizemore, Tony Goldwyn, Wayne Pére, Wendi McLendon-Covey

Nenhum comentário