Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Boneco de Neve' | 2017

NOTA 6.0

Por Rogério Machado



Quem nunca escolheu filme pelo elenco, que atire a primeira pedra!  
Muitos acabam, pelo elenco, dando predileção mais a uns filmes do que a outros, mas nem sempre um bom elenco representa uma obra fantástica, como é o caso do recém lançado (e fracassado) nos cinemas,  'Boneco de Neve', filme baseado na obra do norueguês Jo Nesbø, que tem um extenso currículo como escritor de suspense e romances policiais.  O livro em questão inclusive foi elogiado pela crítica e comparado ao aclamado 'Silêncio dos Inocentes' , de Thomas Harris. Mas parece que o filme, não seguiu a mesma trilha de sucesso da obra escrita. 




A trama se passa em Oslo, na Noruega, onde Harry Hole (Michael Fassbender) atua como um policial reconhecido pelos casos resolvidos no passado, mas que hoje sofre com problemas de alcoolismo. Após encontrar por acaso com a agente novata Katrine Braft (Rebecca Ferguson), ele passa a investigar o desaparecimento de uma série de mulheres. A peculiaridade é que o responsável enviou ao próprio Harry um cartão enigmático, com a imagem de um boneco de neve, que está sempre presente nos locais onde as vítimas são atacadas.

Além de Fassbender e Fergusson, o casting ainda traz nomes como Charlotte Gainsbourg, Val Kilmer e J.K. Simmons... estelar não?  Mas acontece que de nada vale atores tarimbados com um roteiro que não valoriza o talento de cada um deles. Nitidamente quase todos, (com exceção de Rebecca Ferguson)  são engolidos pelo texto ruim e o péssimo desenvolvimento da trama. Nada é páreo para um ritmo que em nada se parece com um thriller. Sem contar que é doloroso ver Simmons e Gainsburg relegados à papéis que poderiam ter sido feitos por quaisquer outros atores, não por expoentes do cinema quanto eles.

É certo que a obra de Nesbø é complexa e cheia de detalhes que podem fugir aos olhares mais distraídos, mas a direção equivocada de Tomas Alfredson torna tudo um tanto quanto confuso e acaba dando margem para interpretações erradas em diversos momentos.  Esse sentimento acaba se intensificando em função da grande quantidade de personagens e também porque temos aqui duas tramas paralelas (a segunda girando em torno de Katrine) - sobretudo essa subtrama, tem uma abordagem desinteressante e que não faz conexão direta com a trama principal. Não chega a ser uma total perda de tempo, pois existe o interesse em saber quem é o famoso assassino que deixa  bonecos de neve no local do crime, não fosse por isso, o suspense seria engolido totalmente por essa avalanche de equívocos. 


Vale Ver, Mas Nem Tanto! 

DIREÇÃO

  • Tomas Alfredson

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Hossein Amini, Jo Nesbø, Peter Straughan, Søren Sveistrup
Produção: Eric Fellner, Peter Gustafsson, Tim Bevan
Fotografia: Dion Beebe
Trilha Sonora: Marco Beltrami
Estúdio: Perfect World Pictures, Universal Pictures, Working Title Films
Montador: Claire Simpson, Thelma Schoonmaker

ELENCO

Adrian Dunbar, Anne Reid, Charlotte Gainsbourg, Chloë Sevigny, David Dencik, Genevieve O'Reilly, J.K. Simmons, Jakob Oftebro, James D'Arcy, Jamie Michie, Jeté Laurence, Jonas Karlsson, Leonard Samuelsson Heinemann, Michael Fassbender, Michael Yates, Peter Dalle, Rebecca Ferguson, Ronan Vibert, Silvia Busuioc, Sofia Helin, Toby Jones, Val Kilmer


Nenhum comentário