Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Touro Ferdinando' | 2018

NOTA9.5

Por Karina Massud @cinemassud 



Há décadas, Ferdinando, o touro pacifista e amante das flores, encanta e emociona adultos e crianças. Aquela imagem do touro gigante e meigo embaixo da árvore no alto da colina florida me acompanhou pela vida afora nas minhas melhores memórias de infância.

O curta-metragem de 1938 dos estúdios Disney (baseado num conto infantil de 1936 escrito por Munro Leaf e ilustrado por Robert Lawson) ganhou o Oscar de Melhor Animação e com certeza povoa o imaginário de muita gente. Mas não estou aqui pra fazer comparações entre as duas produções, embora a atual tenha sido muito fiel às características do personagem e ao cenário principal.



Ferdinando é um touro nascido em uma fazenda de touros destinados a touradas (sim, aquele horror de “esporte”- passatempo que mais parece um massacre). O sonho de todos os tourinhos é ser escolhido pra ir à luta (mal sabem eles o destino que os aguarda!). Só que Ferdinando não gosta de brigar, ele quer apenas levar uma vidinha pacata cheirando flores do campo. Um belo dia, depois de ver seu pai ir embora, ele foge e é resgatado pela fofa Nina e seu pai, conseguindo assim a vida que sempre quis. Já crescido, gigantesco e com um chifrão, ele vai ao festival das flores do vilarejo, se apronta e vai parar onde tanto temia: no lugar onde nasceu.

O desenho é bem simples e despretensioso, mesmo no intuito de passar mensagens, ele o faz de maneira sutil sem levantar bandeiras radicais, belas mensagens que nunca envelhecem: não aos maus-tratos contra animais;  o amor é o melhor sentimento a ser cultivado;  somos todos diferentes e belos cada um à sua maneira: magro, gordinho, moreno, loiro, azul ou cor-de-rosa.

Os personagens coadjuvantes dão ainda mais graça ao filme: uma cabra dentuça treinadora de touros, um trio de porcos-espinhos lilás ladrões de bugigangas, o toureiro pop star, os outros touros amigos e um trio de cavalos  dançarinos que zoam com o resto da “plebe”.


O filme faz alusão à cultura espanhola: as cores são vivas , as paisagens belíssimas e cheias de detalhes incríveis, o campo verdejante da hacienda onde vive Ferdinando, as belas plantações de flores,  as ruas e plazas de Madrid por onde a turma sai tresloucada fugindo dos vilões. O humor é ingênuo, simplório até, mas faz rir e o filme todo diverte e comove bastante.

A animação tem a direção do brasileiro craque na área: Carlos Saldanha, diretor de sucessos como “ Rio” e “ A Era do Gelo ”, e foi indicada ao Oscar 2018 da categoria. Impossível resistir ao doce olhar de Ferdinando.



Super Vale Ver ! 


DIREÇÃO

  • Carlos Saldanha

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Brad Copeland, Robert L. Baird, Tim Federle
Produção: Bruce Anderson, John Davis, Lisa Marie Stetler, Lori Forte
Fotografia: Renato Falcão
Trilha Sonora: John Powell
Estúdio: Blue Sky Studios, Twentieth Century Fox Animation
Montador: Harry Hitner
Distribuidora: Fox Film do Brasil

ELENCO

Andreas A. Esparza, Anthony Anderson, Belita Moreno, Bernardo de Paula, Bobby Cannavale, Bruce Anderson, Carlos Saldanha, Colin H. Murphy, Daveed Diggs, David Tennant, Gina Rodriguez, Jack Gore, James Palumbo, Jeremy Sisto, Jerrod Carmichael, Jet Jurgensmeyer, John Cena, Jordi Caballero, Juanes, Julia Scarpa Saldanha, Karla Martínez, Kate McKinnon, Lily Day, Luis Carlos de La Lombana, Maria Peyramaure, Nazanin Homa, Nile Diaz, Peyton Manning, Rafael Scarpa Saldanha, Raúl Esparza, Tim Nordquist

Nenhum comentário