Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Borg vs McEnroe' | 2017

NOTA 8.5

Por Karina Massud @cinemassud 


Todo mundo gosta de uma boa disputa, ainda mais se os oponentes forem geniais no que fazem. “Borg vs McEnroe” nos fala sobre uma rivalidade e uma partida de tênis históricas: a final do campeonato de Wimbledon de 1980, disputada entre Björn Borg e John McEnroe.

Os tenistas Björn Borg e John McEnroe foram (e ainda são) gênios do esporte, cada um à sua maneira: Borg é o sueco frio, centrado e meditativo em suas jogadas; McEnroe é o nova iorquino estourado e reclamão estilo rock´n´roll de ser. Borg é o tenista número 1 do mundo, com 4 títulos em Wimbledon e a caminho de alcançar um feito inédito conquistando o quinto título, o único obstáculo é John McEnroe, tenista revelação número 2 no ranking que briga não só com o adversário, mas também com os juízes e com a platéia. Apesar de personalidades e estilos de jogar bem distintos o filme não rotula ninguém de mocinho ou vilão, apenas mostra essa curiosa e maravilhosa diferença entre eles.



O diretor dinamarquês Januz Metz Pedersen explora na trama  não só o momento da partida final, mas também a vida e personalidade dos jogadores, a infância e início de carreira. Mostra os bastidores do tênis, que para chegar ao estrelato e milhões em prêmios há que se percorrer uma longa trajetória: os duros treinamentos, a vida nos vestiários, amizades, inimizades, paparazzi, mentores e empresários que talvez só pensem no lucro.

Os protagonistas estão ótimos. O ator sueco Sverrir Gudnason faz um Borg seco, hiper metódico que pouco demonstra emoções mas que por dentro é um vulcão prestes a explodir, isso sem mencionar a incrível semelhança física. Shia LaBeouf, ator mais conhecido do grande público, está brilhante como McEnroe -  estourado, pavio-curto ao extremo que em muitos momentos chega a ser hilário mas idêntico ao tenista na vida real. À partir dos flashbacks de suas infâncias, vamos entendendo o jeito de ser de cada um deles e como ambos chegaram ao topo e se tornaram lendas do tênis.

O célebre jogo final é eletrizante, de deixar qualquer um grudado na poltrona roendo as unhas: o movimento da câmera em diversos ângulos junto da trilha sonora potente, dão ao jogo o tom épico que ele realmente teve, mostrando detalhes das jogadas e as expressões dos jogadores absolutamente tensas. Um show de tênis, de emoção e de cinema.


Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Janus Metz Pedersen

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Ronnie Sandahl
Produção: Fredrik Wikström, Jon Nohrstedt
Fotografia: Niels Thastum
Trilha Sonora: Carl-Johan Sevedag, Jon Ekstrand, Jonas Struck, Vladislav Delay
Estúdio: SF Studios Production AB
Montador: Per K. Kirkegaard, Per Sandholt
Distribuidora: Danish Film Institute, Supo Mungam Films

ELENCO

Björn Granath, Claes Ljungmark, Colin Stinton, David Bamber, Demetri Goritsas, Ian Blackman, Jackson Gann, Jane Perry, Jason Forbes, Julia Marko-Nord, Leo Borg, Marcus Mossberg, Mats Blomgren, Robert Emms, Roy McCrerey, Scott Arthur, Shia LaBeouf, Stellan Skarsgård, Sverrir Gudnason, Tom Datnow, Tuva Novotny

Nenhum comentário