Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Pequena Grande Vida' | 2018

NOTA 8.5

Por Rogério Machado


O cinema, sobretudo na comédia, já nos apresentou algumas vezes a ideia do encolhimento de humanos por 'n' motivos, e na maioria das vezes unicamente com o objetivo de entreter. 'Querida, Encolhi as Crianças' (1989) e seus derivados ou ainda a ficção 'Viagem Insólita' (1987), esse com conteúdo até educativo, nos mostram que a ideia não é exatamente original, muito embora a proposta de 'Pequena Grande Vida', que chega aos cinemas essa semana,  seja mais voltada ao drama e por sua vez com grande apelo social, mesmo que de maneira fantasiosa. 




A fim de solucionar o problema da superpopulação, um grupo de cientistas noruegueses inventa uma maneira de encolher os humanos a uma altura de 13 centímetros, em uma proposta de transição da humanidade que vai durar 200 anos para transformar tudo que é grande em pequeno. Frente à promessa de uma vida melhor, Paul Safranek (Matt Damon) e sua esposa Audrey (Kristen Wiig), um casal comum, decidem abandonar suas vidas estressantes em Omaha que andam cheias de hipotecas e outras contas em atraso, e passar pelo procedimento para viver em Lazerland, uma comunidade em miniatura – uma decisão que irá lançá-los em uma surpreendente aventura para a vida toda.

À frente da direção, Alexander Payne, que já nos presenteou com produções como 'Os Descendentes' (2011) e 'Nebraska' (2013), tem aqui seu trabalho, digamos, mais light dos últimos anos, na estrutura pelo menos e do modo fantástico como é conduzido, mas não na mensagem central - e isso é o que na verdade se torna o grande potencial do roteiro: ao sublimar todas as questões apresentadas até com certo humor, sim, com humor, mas sem deixar a seriedade da mensagem de lado. 

Não só a superpopulação na terra, como o findar dos recursos naturais em função da má manutenção do mundo que foi entregue aos homens , são os pontuais e certeiros aspectos abordados nesse apelo em forma de filme. Mas não é exatamente o apelo que , particularmente, me chamou a atenção, e sim o tom de crítica em diversos momentos dentro da trama: em determinada altura da história entra em cena a vietnamita Ngoc Lan Tran (Hong Chau) - que também havia passado pelo processo de encolhimento e entrou nos Estados Unidos ilegalmente em uma caixa de papelão - e à partir dali, junto com outros muitos imigrantes, mesmo na chamada Lazerland (o mundo perfeito criado paras os pequeninos), eles eram obrigados a viver em regiões hostis e bem distante da riqueza que o processo de encolhimento prometia. 

Seja pela profundidade do roteiro através dessas questões políticas ou mesmo pelo puro e simples entretenimento, 'Pequena Grande Vida' tem o potencial para agradar a todo e qualquer tipo de público. Além de todos os atributos já citados, ainda temos um elenco que dispensa qualquer apresentação, como Christoph Waltz, Jason Sudeikis, e breves participações de Laura Dern e Neil Patrick Harris. 


Vale Ver  ! 


DIREÇÃO

  • Alexander Payne

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Alexander Payne, Jim Taylor
Produção: Alexander Payne, Jim Burke, Jim Taylor, Mark Johnson, Megan Ellison
Fotografia: Phedon Papamichael
Trilha Sonora: Rolfe Kent
Estúdio: Paramount Pictures
Montador: Kevin Tent
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

ELENCO

Alison J. Palmer, Ana Marie Cox, Bob Bezousek, Carmen Orellana, Christoph Waltz, David Noonen, Hong Chau, Ingjerd Egeberg, James Van Der Beek, Jason Sudeikis, Jayne Houdyshell, John Reynolds, Kevin Kunkel, Kristen Thomson, Kristen Wiig, Linda M. Anderson, Maribeth Monroe, Matt Damon, Patrick Gallagher, Phil Reeves, Roland Martin, Rolf Lassgård, Søren Pilmark, Tim Driscoll, Udo Kier

Nenhum comentário