Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'As Aventuras de Brigsby Bear' | 2017

NOTA 9.0

Por Rogério Machado



Narrativas de pegada indie existem aos montes por aí, e até por culpa do próprio público, elas sempre serão eternas incompreendidas e não levarão multidões aos cinemas. Infelizmente. É claro, que pra muita gente o formato pode soar 'viajandão' demais e por vezes de difícil compreensão - mas em se tratando de 'As Aventuras de Brigsby Bear', destaque nos festivais de Sundance, Cannes, e do Rio,  podemos assegurar que temos um exemplo mais palatável dentro do estilo, e por sua vez, agradará até mesmo aos que preferem o trivial em se tratando de cinema - é só ser sensível o bastante e se entregar ao que o diretor Dave McCary propõe. 



Na comédia, conheceremos o jovem James,  que depois de 25 anos isolado do mundo por seus pais superprotetores, se vê sozinho na intimidadora Cedar Hills. Entre muitas surpresas e novidades que abalam seu mundo, a mais chocante é descobrir que foi a única pessoa a ter assistido a 'Brigsby Bear Adventures', seu programa de TV favorito. Inconformado e lutando contra o fim abrupto do programa, ele começa a perceber que as lições que Brigsby lhe ensinou podem ajudá-lo a lidar com o novo mundo à sua volta. Assim, decide fazer um filme para dar fim à história de Brigsby – e um novo início à sua própria. 

Para dar uma oportunidade ao longa, a primeira coisa a se fazer é encarar a estética do filme, (principalmente a historinha do ursinho), como uma metáfora. Não estamos diante de uma comédia boba sobre um maluco qualquer que se vê órfão do seu programa favorito - o potencial dramático do roteiro é grande e a boa nova é a maneira original como ele foi trabalhado com humor e doses de aventura. A chegada de James ao 'mundo real' é divertida, tal como um bebê descobrindo o que está à sua volta: ao provar a Coca-Cola, a primeira 'onda' na festinha, as sensações sexuais .... tudo é explorado de maneira leve e engraçada. 

O elenco vale ser destacado: Mark Hamill, (nosso eterno Luke Skywalker) , Greg Kinnear, Clare Danes , e saindo da esfera dos veteranos, temos o protagonista, Kyle Mooney, o grande achado, (também responsável pelo roteiro do filme) que não só faz de seu personagem um sujeito interessante como uma espécie de herói, ou quem sabe o alter ego do ursinho que no programa de TV é a salvação dos mais fracos.

'Brigsby Bear', como expliquei ali atrás, vai muito além de uma aventura com nuances infantis. Prega, acima de tudo, o resgate da inocência, das verdadeiras amizades e do respeito pela individualidade no ambiente familiar. Eu poderia fazer mais observações sobre a produção, mas faço a opção por deixar em 'off' por receio de entregar detalhes que estragariam o fator surpresa.  E por fim, não daria pra deixar de observar que o sol com carinha, que é o grande vilão do programa, seja nitidamente uma referência ao clássico 'Viagem à Lua' (1902) de Georges Méliès, o primeiro filme de ficção que se tem notícia na história do cinema.


Super Vale Ver ! 


DIREÇÃO

  • Dave McCary 

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Kevin Costello, Kyle Mooney
Produção:   Will Allegra, Al Di, Phil Lord, Christopher Miller, Mark Roberts
Trilha Sonora: David Wingo
Fotografia: Christian Sprenger
Montador: Jacob Craycroft

ELENCO


Kyle Mooney, Mark Hamill, Jane Adams, Greg Kinnear, Matt Walsh, Michaela Watkins, Ryan Simpkins, Christopher Sullivan, Alexa Demie, Jorge Lendeborg Jr., Chris Provost, Claire Danes, Chance Crimin, Beck Bennett, Andy Samberg, Kate Lyn Sheil

Nenhum comentário