Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Por Trás dos Seus Olhos' | 2018

NOTA 8.5

Por Rogério Machado



Existe uma famosa frase que diz:  'Um olhar fala mais do que palavras..' 
É embasado nessa premissa ou em expressões do tipo que acredito ter nascido 'Por Trás dos Seus Olhos' , que chegou aos cinemas brasileiros essa semana. O longa do sempre competente Marc Foster ('O Caçador de Pipas' -2007) é um bom drama e um suspense em potencial - traduzindo: aqui, o diretor consegue com maestria unir o melhor dos dois mundos. 



Na história, Blake Lively é Gina, que perdeu a visão quando ainda era criança, após um acidente grave. Acostumada à deficiência, ela vive com o marido James (Jason Clarke) na Tailândia, graças a uma promoção que ele recebeu. Gina é completamente dependente do marido, numa situação que agrada a ambos. Um dia, encorajados por um médico (Danny Huston), eles decidem testar uma nova cirurgia em Gina, que permitiria resgatar a visão de um dos olhos. Ao aceitar o procedimento, ela finalmente descobre um mundo novo, munida da vontade de viver várias experiências de que foi privada a vida inteira. Mas essa tão sonhada independência, haveria de colocar a relação do casal em risco.

Marc Foster se apropria do tema e lança mão de uma estética super atraente, e um clima, - muito potencializado pela fotografia -,  que emolduram a trama de maneira tão interessante, que só pelo visual o filme já valeria à pena. Porém, felizmente estamos dentro de uma história que cresce à medida que vamos nos envolvendo com os personagens - seja pelos conflitos internos, seus medos e até pelo que imaginamos do que eles seriam capazes de chegar para manter a vida que têm ou ainda por aquela que lutam: a proteção de James para com Gina, soa doentia, mas somos ludibriados pelo casamento feliz mostrado na tela. À medida que o reino intocável daquele casamento é posto à prova, ambos haveriam de mostrar suas imperfeições refletidas pelo ciúme e até mesmo a luxúria - pecado esse que tem a visão como um aliado voraz.

Não espere todas as respostas prontas pois Foster deixarão algumas delas para o espectador - é bem verdade que não deixar às claras todas as hipóteses levantadas ao longo do filme, causará algum desconforto para uns e outros, mas há de se convir que em um filme onde todos escondem intenções e a visão ainda está embasada, deixar tudo às claras realmente seria ir contra a concepção da trama - Foster leva essa confusão presente no drama pessoal dos protagonistas de bandeja até o público e ele que dissolva tudo. No mais, no que tange à parte técnica, tudo é impecável - desde o primeiro instante, quando Gina ainda 'vive na escuridão', até no segundo ato quando ela descobre um novo mundo - os enquadramentos e efeitos visuais são a íris dos olhos 'All I See Is You' (título original, que aliás soa bem mais original no contexto). 

É ver, pra crer.... (sim, eu não pude evitar a frase feita... foi mais forte que eu) e pra entender a piada,  recomendo a sessão. O longa de Foster não é exatamente surpreendente, mas dá o recado com boas doses de bom cinema. 


Vale Ver !



DIREÇÃO

  • Marc Foster 

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Sean Conway, Marc Forster
Produção:  Craig Baumgarten,Marc Forster, Jillian Kugler, Michael Selby
Trilha Sonora: Marc Streitenfeld
Fotografia: Matthias Koenigswieser
Montador: Hughes Winborne


ELENCO


Blake Lively, Jason Clarke, Ahna O'Reilly, Miquel Fernández, Xavi Sánchez, Yvonne Strahovski, Wes Chatham, Danny Huston, Kaitlin Orem, Stacee Vatanapan, Sirinya Bishop, Bonnie Zellerbach, Sahajak Boonthanakit

Nenhum comentário