PiTacO do PapO - 'Com Amor, Simon' | 2018
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
A temática LGBT está, a cada ano que passa, cada vez mais difundida no cinema e na literatura. Inúmeras são as produções que abordam o amor entre iguais, ou a diversidade como um todo. Muitos vem e vão, poucos ficam. Felizmente, 'Com Amor, Simon', que chega aos cinemas essa semana, alcança originalidade ao tratar do tema, e , além de todo arroubo criativo, o filme também consegue transmitir o recado com leveza, e o melhor, com muito, muito bom humor.
Na história conheceremos Simon Spier (Nick Robinson), um jovem de 16 anos que escolheu não revelar sua homossexualidade para o mundo, preferindo 'guardar seu drama' para o musical da escola através da montagem do clássico 'Cabaret' . Um dia, depois de trocar inúmeros e-mails com um admirador não identificado, as mensagens acabam caindo em mãos erradas, colocando em risco o seu grande segredo. Simon começa a ser chantageado: Ele deve ajudar Martin, (Logan Miller) ,o “babaca” da classe, a sair com Abby (Alexandra Shipp), a garota de quem gosta, ou terá sua condição exposta junto com o nome do garoto com quem estava conversando.
Muito além do que a maioria dos filmes no tema costumam mostrar, 'Com Amor, Simon', nos diz sim sobre aceitação e tolerância, mas a maior mensagem da história inspirada no livro 'Simon vs. A Agenda Homo Sapiens', best-seller da autora Becky Albertalli, reafirma que cada um é quem deve saber a hora e o lugar de se assumir, se deseja ou não 'sair do armário' - e que ninguém, em tempo algum, deve apropriar-se desse direito senão aquele diretamente envolvido. Mas não para por aÃ: em se tratando de tolerância e aceitação, o filme também abraça o discurso contra o racismo e anti-semitismo, - ainda que de forma leve -, mas o faz com extrema elegância.
É seguro afirmar que o filme dirigido por Greg Berlanti ('Juntos pelo Acaso'- 2010), não seria o que é não fosse a roupagem dada à história: muito até pela trilha sonora composta por músicas recém lançadas e clássicos com canções de Jackson 5 e Whtiney Houston (o momento ao melhor estilo 'High School Musical' tocando 'I Wanna Dance With Somebody' é um do melhores do longa) a história de Simon Spier ganha traços pop sem perder a verdade, sem enveredar para o artificial. O filme tem mensagem, tem conteúdo, e se divide democraticamente entre as tonalidades dramáticas e cômicas.
Confesso que não fui à pré estreia esperando muita coisa, mas me surpreendi com um filme sensÃvel, divertido e que soube emoldurar o roteiro - muito bem escrito por sinal - com personagens marcantes, cada um à sua maneira, com referências cinematográficas dos melhores filmes juvenis oitentões e noventões, e o principal, com respeito pelo tema. 'Com Amor, Simon' é uma ode ao amor e ao respeito, independente de quem se é, ou quem você escolheu ser ...
Super Vale Ver !
DIREÇÃO
- Greg Berlanti
EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Elizabeth Berger, Isaac Aptaker
Produção: Isaac Klausner, Marty Bowen, Pouya Shahbazian, Wyck Godfrey
Fotografia: John Guleserian
Trilha Sonora: Rob Simonsen
Estúdio: Fox 2000 Pictures, New Leaf Literary
Montador: Harry Jierjian
Distribuidora: Twentieth Century Fox Film Corporation
ELENCO
Alex Sgambati, Alexandra Shipp, Campbell Godfrey, Carsen Rowe, Cassady McClincy, Chantell D. Christopher, Christian Ojore Mayfield, Christopher L. Plunkett, Clark Moore, Drew Starkey, Emily Jordan, Haroon Khan, Jamila Thompson, Jennifer Garner, Jessi Peralta, Joey Pollari, John James, Jorge Lendeborg Jr., Josh Duhamel, Joshua Mikel, Katherine Langford, Keiynan Lonsdale, Logan Miller, Mackenzie Lintz, Mandy Fason, Miles Heizer, Nancy De Mayo, Natasha Rothwell, Nicholas Stargel, Nick Robinson, Patrick Donohue, Philip Covin, Robbie Rogers, Talitha Eliana Bateman, Terayle Hill, Tony Hale, Tyler Chase
Deixe seu Comentário: