Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Madame' | 2018

NOTA 7.9

Por Rogério Machado


Ao melhor estilo 'eu queria ter a sua vida', uma das estreias da semana nos cinemas brasileiros é o longa 'Madame',  da cineasta Amanda Sthers. Apesar da nacionalidade francesa da produção e se passar em Paris, o filme conta com os internacionais Toni Collete, Harvey Keitel e aquela que é tipo um 'patrimônio tombado' nos filmes do cineasta espanhol Pedro Almodóvar - Rossy de Palma, sua expressão inconfundível, se revela um plus à sua personagem, que é o grande diferencial nessa comédia de erros que não chega a ser brilhante, mas que diverte.


Na comédia, um casal de americanos,  Anne (Toni Collette) e Bob (Harvey Keitel) que acabaram de chegar à Paris, resolvem organizar um luxuoso jantar para 12 pessoas , entre eles artistas, compradores de obras de arte e até políticos. Quando uma presença inesperada faz o número virar 13, a supersticiosa anfitriã se recusa a dar chance ao azar e transforma a empregada Maria (Rossy de Palma) em uma convidada especial espanhola. Inicialmente receosa, ela acaba conquistando um comerciante de arte britânico com seu jeito único e o relacionamento se aprofunda para além da noite de festa, para desespero dos controladores patrões de Maria.

Anne é uma mulher fina, que vive cercada de paparicadores mas que se sente solitária por não ter um casamento feliz e  suspeita que seu marido esteja tendo um caso com a professora de francês, e ainda por cima se sente rejeitada até pelo amante. À partir do momento que Anne fica sabendo do envolvimento de sua empregada com um homem tão fino, fica claro para o espectador que suas atitudes contrárias à relação não se tratam somente pela diferença social e por Maria ser uma imigrante, mas principalmente por não entender como alguém tão desprivilegiado - pelo menos ao olhar dela - teria direito ao amor, e ela não. Esse é o ponto em que a comédia começa a perder força e caminha assim até um final que não chega a ser clichê, mas que também não apresenta nada de novo.

Apesar de ter uma abertura muito promissora, o filme acaba não entregando o que promete. A primeira meia hora - o momento do jantar - acaba sendo o ponto alto do filme, e fica difícil para as sequências vindouras manter o alto nível proposto nessa comédia que poderia inclusive ter aproveitado melhor o gancho do tema 'imigração' - assunto tão em voga nos dias atuais. Mesmo com todos os pequenos problemas narrativos,  o filme mantém seu brilho pela tarimba do elenco em cena. A boa e velha ideia da 'Cinderela às avessas', ainda pode render algum caldo. 


Vale Ver ! 

DIREÇÃO

  • Amanda Sthers

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Amanda Sthers
Produção: Cyril Colbeau-Justin
Fotografia: Régis Blondeau
Trilha Sonora: Matthieu Gonet
Estúdio: LGM Productions
Montador: Nicolas Chaudeurge
Distribuidora: Califórnia Filmes

ELENCO

Alex Vizorek, Amélie Grace Zhurkin, Anissa Bonnefont, Ariane Séguillon, Ary Abittan, Brendan Patricks, Eric Zargniotti, Ginnie Watson, Guila Clara Kessous, Guy Maruani, Harvey Keitel, James Foley, Jay Benedict, Joséphine de La Baume, Matthew Gledhill, Michael Smiley, Noah Labastie, Philippine Pierre-Brossolette, Rossy de Palma, Salomé Partouche, Sonia Rolland, Stanislas Merhar, Sue Cann, Tim Fellingham, Tom Hughes, Toni Collette, Violaine Gillibert

Nenhum comentário