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PiTacO do PapO - 'O Terceiro Assassinato' | 2018

NOTA 9.0

Por Rogério Machado



O grande cineasta japonês Hirokazu Kore-eda é um dos profissionais do meio que mais emplacam filmes da terra do sol nascente no Brasil.  Existem alguns motivos que poderiam explicar isso, como a própria abertura do mercado brasileiro à outras produções que não sejam as enlatadas, ou mesmo pelo nome do diretor. A primeira é certa, mas prefiro ficar com a segunda: o diretor, aos poucos foi firmando seu trabalho, não só aqui, como em outros lugares do mundo - os tocantes 'Pais e Filhos' (2013) e 'Depois da Tempestade' (2016) estão entre seus trabalhos mais recentes que passaram pelos cinemas brasileiros e que arrancaram elogios do público e da crítica. Em 'O Terceiro Assassinato' o plot é comum aos trabalhos de Kore-eda, mas com o plus do tom policial.


Na trama, Shigemori (Masaharu Fukuyama) é um advogado renomado que assume a defesa de Misumi (Kôji Yakusho), o suspeito do roubo e assassinato de seu chefe bem no dia em que ele havia sido demitido. As chances de ganhar o caso parecem extremamente baixas e à medida que o advogado se aprofunda mais no caso, e escuta os testemunhos da família da vítima e do próprio Misumi, ele começa a duvidar se o seu cliente é realmente o culpado pelo brutal assassinato. 

A narrativa é conduzida num clima que gera dúvida ao espectador sobre quem ali estaria falando a verdade. Envolvidos diretamente no caso, a família da vítima também escondia seus segredos, não só relativos à empresa que conduziam como também no relacionamento dentro de casa. As evidências sobre a culpabilidade (ou inocência, quem sabe?!) de Misumi vão se estabelecendo pouco à pouco diante da audiência com tamanha sutileza e diálogos bem amarrados e construídos, que até depois dos créditos subirem continuaremos na dúvida se ele foi ou não o culpado, e se foi, no mínimo refletiremos sobre as motivações de tal ato. 

'O Terceiro Assassinato' nos apresenta várias peças que precisam ser corretamente encaixadas para fazer sentido , que provoca boas reflexões sobre índole e motivação. A moral da história nos diz que a justiça dos homens (e quem sabe a de Deus), notoriamente julgará o ato em si e não os fins que levaram ao ato. A culpa e a inocência no filme de Kore-eda , andam mais do que nunca de mãos dadas. 


Super Vale Ver !


DIREÇÃO

  • Hirokazu Koreeda

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Hirokazu Koreeda
Fotografia: Mikiya Takimoto
Trilha Sonora: Ludovico Einaudi
Estúdio: Amuse, Fuji Television Network, GAGA
Montador: Hirokazu Koreeda
Distribuidora: Imovision

ELENCO

Aju Makita, Hajime Inoue, Isao Hashizume, Izumi Matsuoka, Kôji Yakusho, Kôtarô Yoshida, Masaharu Fukuyama, Mikako Ichikawa, Shinnosuke Mitsushima, Suzu Hirose, Yuki Saitô

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