Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Eu Não Sou um Homem Fácil' | 2018

NOTA 9.0

Por Rogério Machado




São elas quem dominam as rodas de pôquer, quem abrem a porta do carro e quem trocam pneus, são elas quem comandam grandes empresas, são elas quem escrevem grandes best-sellers , são elas quem assediam. Em 'Eu Não sou um Homem Fácil',  comédia francesa que chegou recentemente à Netflix, o mundo é das mulheres, e não somente isso, o machismo já se tornou coisa do passado e quem ainda o pratica, sofre bullying. Ser machista no longa de estreia da diretora e roteirista Eléonore Pourriat, é coisa da idade da pedra, ou talvez, sequer um dia, tenha sido praticado pela massa. 


A história gira em torno do machista inveterado Damien (Vincent Elbaz), que um dia, depois de um pequeno acidente,  acorda em um mundo onde as mulheres e os homens têm seus papéis invertidos na sociedade, e tudo é dominado por mulheres. Damien é um cara que se acha a 'última bolacha do pacote', que não se apega a ninguém e que ainda por cima vive mandando aquelas piadinhas infames que só fazem depreciar o sexo oposto. Com o mundo totalmente de 'cabeça pra baixo' segundo seu olhar machista,  ele entra em conflito com La Coach (Moon Dailly), uma poderosa escritora que está prestes a lançar um livro que promete abalar as estruturas dessa relação que se divide entre desejo, poder, e quem sabe amor. 

Comédias francesas não raramente me pegam de jeito. A infinidade de temas em diferentes abordagens é um forte em produções vindas de lá. Impressiona mais uma vez como um tema considerado tão sério e pesado recaia tão bem sobre o gênero - a desconstrução do feminismo (e por sua vez do machismo) usada no roteiro, também de Pourriat, é extremamente feliz e bem direcionada dentro dos caminhos que a diretora escolheu: o do lado cômico da coisa, mas sem deixar de lado as alfinetadas na misoginia, no debate de gênero, e por fim, nos movimentos que clamam por igualdade. 

Revertendo o olhar patriarcal sobre a necessidade obrigatória da manutenção da beleza, assim como aspectos físicos e psicológicos entre as principais diferenças entre  homens e mulheres, é a igualdade que 'Eu Não Sou Um Homem Fácil' promove. Inserido em uma história cativante e divertida sobre colocar-se a disposição das perspectivas de outras pessoas, esse lançamento da Netflix apresenta um final poderoso para uma história que à princípio parecia ser apenas divertida.  Cinema é assim, promove debates e coloca pra pensar até mesmo lançando mão do humor. Recomendo sem medo.



Super Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Eleonore Pourriat

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro:  Ariane Fert,Eleonore Pourriat
Produção: Eleonore Dailly, Edouard de Lachomette
Música: Fred Avril
Fotografia: Pénélope Pourriat
Edição: Elise Fievet
Distribuidor: Netflix



ELENCO

Pierre Benezit, Moon Dailly, Vincent Elbaz, Marie-Sophie Ferdane,Blanche Gardin, Camille Landru-Girardet,Alan Maxson,Céline Menville

Nenhum comentário