Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Ana, Meu Amor' | 2017

NOTA 7.8

Por Rogério Machado



O cinema romeno vem ganhando um espaço considerável entre os amantes da sétima arte,  e um dos responsáveis por toda essa visibilidade é o cineasta Cãlin Peter Netzer, que conquistou um Urso de Prata em Berlim por 'Instinto Materno' (2013). Seu mais novo trabalho, 'Ana, Meu Amor', que foi destaque na 41ª Mostra Internacional de São Paulo, apresenta a mesma linha do diretor em abordar em tons cruéis e realistas uma relação que começa leve e açucarada como qualquer outra, até atingir altos níveis de stress e doses de realidade.



Tudo começa quando Toma (Mircea Postelnicu) conhece Ana (Diana Cavalliot) enquanto ambos estudam literatura na universidade. Ela tem um leve transtorno mental e sofre de ataques de pânico. Toma a segue por cada um desses 'lugares escuros' onde ela habita. Ele parece estar no controle do relacionamento, mas, na verdade, apenas gravita ao redor de uma mulher que não consegue entender. Apesar de terem desenvolvido uma espécie de co-dependência, as forças que os repelem são extremamente grandes, e quando Ana supera seus medos, Toma permanece sozinho, juntando as peças desse quebra-cabeça e tentando compreender a tempestade pela qual passou.

Infelizmente 'Ana, Meu Amor' não se configura como uma obra prima e nem possui o poder do filme anterior do cineasta. Netzer filma o relacionamento de Toma e Ana desde o momento em que eles se conhecem na faculdade, mostrando as dificuldades do casal por causa dos problemas psicológicos dela. O recorte de vida que tem por objetivo o estudo de personagens é até competente em sua forma narrativa, pois mostra a vida como ela é: cheia de tempos mortos e situações longas e entediantes. Mas tudo isso na tela, em mais de duas horas, requer um excesso de paciência por parte do espectador.

O longa chama sim a atenção pela maneira realista como é desenhado, por
conduzir tão bem tanto os momentos de leveza quanto os mais densos. Impressiona a forma de se abordar a intimidade do casal, transparecida em uma cena de sexo (explícito) muito bem iluminada, e que mesmo sendo assim, não se torna vulgar ou suja. 'Ana, Meu Amor' não será um filme que conquistará muitos, mas que tem seus bons valores dentro do nicho a que se destina.


Vale Ver !


DIREÇÃO

  • Cãlin Peter Netzer

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Cãlin Peter Netzer, Cezar Paul-Badescu, Iulia Lumânare
Produção: Cãlin Peter Netzer
Fotografia: Andrei Butica
Edição: Dana Bunescu 



ELENCO

Diana Cavallioti, Mircea Postelnicu, Carmen Tanase, Vasile Muraru, Adrian Titieni,Tania Popa,Claudiu Istodor,Ionut Caras, Ioana Flora, Igor Caras-Romanov, Iulia Lumânare, Vlad Ivanov,  Elvira Deatcu, Ioana Abur, Razvan Vasilescu, Andrei Hutulea, Alex Bogdan, Anghel Damian , Irina Noaptes, Meda Andreea Victor




Nenhum comentário