Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Entre Laços' | 2018

NOTA 9.0

Por Rogério Machado


'Entre Laços', filme vencedor do Teddy, prêmio do júri no Festival de Berlim, e eleito pelo público como o melhor filme internacional no Festival Mix Brasil de 2017, é mais um exemplo de produção que mostra que ainda precisamos entender melhor o que se passa com a questão do transexual. Tanto o Teddy quanto o Mix Brasil destacam produções com temática LGBTQ+, e é justamente disso que o novo longa da diretora Naoko Ogigami que chega essa semana aos cinemas, trata. Precisamos entender melhor para amar, ou no mínimo, respeitar. 


O longa conta a história de Tomo, uma garotinha de onze anos que recebe auxílio do tio, Makio (Kenta Kiritami), ao ser abandonada pela mãe. Makio tem um relacionamento com a transexual Rinko (Torna Ikuta), uma enfermeira atenciosa que Makio conheceu numa casa de repouso para idosos onde sua mãe é cuidada. Rinko  acolhe a garota com todo amor, fazendo o papel que caberia à mãe. Logo, os três vão ressignificar a família enquanto a menina cresce, e o desejo do casal em adotá-la, também. 

Tomo, mesmo tendo uma mãe que não se importa com ela, sabe de suas responsabilidades; leva a sério suas tarefas e a vida escolar. Na escola, ela e  todos os outros amiguinhos hostilizam um dos alunos justamente por ele (olha a grande peça que o destino prega), ser 'diferente' dos outros meninos- o jovem rapaz não se sente confortável enquanto menino, é apaixonado por um garoto da educação física e quer ter seios. Por sorte, ele é compreendido pela mãe (motivo esse que ocasionará uma das sequências mais tocantes do longa). Já isso não acontece com um outro garoto da turma, que é reprimido pela mãe e tenta suicídio por ser gay. Todas essas pequenas tramas em torno da história de Tomo e a nova família em potencial, acabam colidindo com os pensamentos da garota que começa a ver tudo de forma diferente, à partir do momento que conhece melhor Rinko e passa a nutrir carinho por ela. Essa mudança dentro da menina, que só replica o preconceito arraigado na sociedade, é mostrada de forma lírica através das estações com o florescer das coloridas árvores da terra do sol nascente.

O longa de Ogigami, que mostra todo preconceito e situações desconcertantes vividas por transexuais em função das famosas burocracias,  trata com respeito e delicadeza o tema (talvez a mais doce forma de falar do assunto que já vi) e tem no excepcional elenco, sobretudo na pequena atriz Rin Kakihara, o apoio dramático necessário ao tom pretendido pela direção que dá o recado sem precisar ser literal no discurso. 'Entre Laços' é a transexualidade vista sob o olhar de uma criança, que vê com inocência o melhor que cada ser humano tem, independente dos rótulos que a sociedade impõe.  


Super Vale Ver !


Nota: O Japão é um dos países asiáticos mais progressistas para pessoas LGBTs, embora não ofereça igualdade jurídica total aos cidadãos. Pessoas transexuais têm o direito de alterar o nome legalmente desde 2003, mas o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção ainda não são permitidos no país.

DIREÇÃO

  • Naoko Ogigami

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Naoko Ogigami
Produção: Masashi Igarashi, Kenzô Ishiguro, Noriaki Takagi
Distribuidora: Lança Filmes

ELENCO

Eiko Koike, Fûto Takahashi, Kaito Komie, Kenta Kiritani, Lily, Mimura, Misako Tanaka, Mugi Kadowaki, Noriko Eguchi, Rin Kakihara, Shûji Kashiwabara, Tôma Ikuta, Tôru Shinagawa

Nenhum comentário