Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Alex Strangelove' | 2018

NOTA 8.0

Por Rogério Machado



Mesmo dando muito destaque à produções do gênero em seu catálogo, 'Alex Strangelove' é a primeira comédia com temática gay originalmente produzida pela Netflix. Não chega a ser uma produção do nipe da febre literária e cinematográfica 'Com Amor, Simon', mas ainda sim aborda o momento da descoberta da sexualidade e as dúvidas sobre desejos ,tendências e vontades da adolescência conduzidos de maneira doce e carismática, assim como no blockbuster lançado esse ano. As referências são inúmeras à obra de Beck Albertalli... e o que eu tenho a dizer sobre isso? Acho ótimo! 


No filme, o adolescente Alex Truelove (Daniel Doheny) tem a vida perfeita - notas boas, é presidente do grêmio estudantil e um exemplo dentre os alunos da escola onde estuda. Até namorada, que era o que faltava, ele acabou conquistando: Claire, (Madeline Weinstein), que está super animada com a primeira noite de sexo selvagem com o novo namorado. Tudo corre bem até o dia em que ele decide perder a virgindade - e conhece Elliott (Antonio Marziale), um garoto gay gentil e seguro de si mesmo que não tem medo de demonstrar seu interesse por Alex... que talvez sinta a mesma atração. Arremessado em uma incrível jornada de autodescoberta pessoal e sexual, Alex percebe que a vida e o amor podem ser complicados. Será que tudo haveria de continuar bem depois dessa recente descoberta?

Alex é um jovem exemplar, mas totalmente inexperiente em relacionamentos e muito menos com o sexo. O impulso em se reafirmar enquanto hétero sempre se manifesta principalmente na presença de Claire, que o que tudo indica é sua primeira namorada. O ambiente escolar e a expectativa com relação ao futuro, aproximam ainda mais o filme de Craig Johnson (à frente da direção e responsável pelo roteiro), do sucesso citado acima. Porém, algumas referências, como por exemplo a música sempre presente em momentos chave dos personagens, acabam inevitavelmente causando identificação positiva com os protagonistas - e isso independente de preferências sexuais. A narrativa trata o momento da descoberta, mas amplia também seu foco abordando situações corriqueiras que acontecem com qualquer adolescente normal durante essa ebulição sexual na fase.

A velha ilustração sobre sapos que viram príncipes também se contextualiza ao universo adolescente de forma bem humorada, e também funciona como um adereço interessante para fazer pensar, ainda que seja abordada de maneira aparentemente descompromissada. A prateleira de filmes LGBT acaba de ganhar mais um exemplar. Não o melhor que poderíamos ter visto se comparado à títulos originais muito parecidos em sua construção, mas ainda sim gostoso de se ver e que retrata o momento com muita naturalidade. Para o tema em questão, são detalhes imprescindíveis  que vão além do púbico que se deseja alcançar.


Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Craig Johnson
  •  

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Craig Johnson
Produção:JaredGoldman,BenStiller,Nicholas Weinstock
Música: Nathan Larson
Fotografia: Hillary Spera
Montador: Jennifer Lee
Distribuidora: Netflix


ELENCO


Madeline Weinstein,Antonio Marziale,Daniel Doheny,Kathryn Erbe,Ayden Mayeri,Isabella Amara,Joanna Adler,Daniel Zolghadri, William Ragsdale,Annie Q.,Bj Gruber,Nik Dodani,Jesse James Keitel,Sophie Faulkenberry,Aidan Pierce Brennan,Dante Costabile, Logan Riley Bruner,Morgan Page, David Fierro, Danielle Ferrier, Anthony Pierini

Nenhum comentário