Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Os Farofeiros' | 2018

NOTA 7.5

Por Rogério Machado 


Roberto Santucci hoje é o nome da comédia em se tratando de cinema no Brasil. Com muita facilidade, ele cria produtos que ganham sequências e que acabam se tornando autênticos caça niqueis dentro do mercado audiovisual por aqui: 'Até que a Sorte nos Separe'  e 'De Pernas pro Ar' são os maiores exemplos dentro da filmografia do diretor, que até transita entre outros gêneros, mas tem no humor, a sobrevivência de sua arte. O último exemplar, e a meu ver pouco superior à outros títulos dentre os trabalhos de Santucci, é 'Os Farofeiros', que passou pelos cinemas em março e chegou recentemente ao Looke.


A história acompanha os colegas de trabalho, Lima (Maurício Manfrini), Alexandre (Antônio Fragoso), Rocha (Charles Paraventi) e Diguinho (Nilton Bicudo),que decidem sair juntos em uma viagem com suas famílias para curtir o feriadão. Entre engarrafamentos quilométricos em carros apertados, ataques de mosquitos e disputas por um espaço na areia de praias lotadas, nada parece dar certo na viagem. Os planos de um passeio perfeito vão definitivamente por água abaixo quando descobrem que a casa que alugaram estava abandonada e caindo aos pedaços. Sem ter para onde ir, eles irão se meter em confusões hilárias e ainda terão que administrar os problemas de convivência para superar aquele que será o feriado mais infernal de suas vidas.

Já deixei de ser extremamente exigente com comédias nacionais há muito tempo. Mas é claro, existem elementos que não podem faltar, e se eles se fazem presentes dentro da proposta, deixo meu lado crítico de lado e passo a analisar a obra por um prisma de certa forma ingênuo: me fez rir?  me divertiu? Se a resposta for sim a tais perguntas é porque a experiência não foi certamente uma total perda de tempo. Em 'Os  Farofeiros', atribuo muito desse mérito às atrizes Danielle Winits e Cacau Protásio, que vivem as respectivas esposas de Alexandre e Lima. A dupla se mostra impagável: Winits , que tem se confirmado muito mais eficiente ao gênero do que se pensava, e Protásio, com a irreverência e o timing natural, principalmente para dar vida à personagens populares. 

Mesmo usando amontoados de clichês , o filme não perde o ritmo e ganha o público justamente por rir de si mesmo. A autocrítica ao famoso pastelão brasuca está presente tanto de maneira indireta quanto diretamente , como na sequência em que todos vão ao cinema, e Renata, a personagem esnobe de Winits,  faz as habituais reprimendas ao gênero. 

Portanto, 'Os Farofeiros' deixa a desejar enquanto novidade, e por apostar num ambiente naturalmente caricato, eximi-se de qualquer criatividade em sua construção. Mas é como bem disse ali atrás: procurei não exigir tanto e me lançar a vontade no besteirol. Fazendo dessa forma, a satisfação é tão certa como passar uns dias na praia entre amigos sem a menor preocupação com regras ou etiquetas. 


Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Roberto Santucci

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Odete Damico, Paulo Cursino
Produção: André Carreira
Estúdio: Camisa Listrada, Fox International Productions (FIP), Globo Filmes
Distribuidora: Downtown/Paris

ELENCO

Aline Riscado, Ana Cecília Banal, Antônio Fragoso, Cacau Protásio, Charles Paraventi, Danielle Winits, Duda Batista, Elisa Pinheiro, Gabriel Rocha, Maurício Manfrini, Melissa Nóbrega, Nathália Costa, Nilton Bicudo, Paulinho Gogó, Théo Medon

Nenhum comentário