Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Do Jeito que Elas Querem' | 2018

NOTA 8.0



Por Rogério Machado



Que terceira idade o que?! Elas não querem saber se estão acima da idade... se empoderam e vão buscar a felicidade ao se livrar das amarras do preconceito - sem se importar com o que a família vai achar, se o corpo não é mais aquele de 20 anos, ou achando que já passaram da época de fazer sexo. A vida será 'Do Jeito Que Elas Querem' , desde que ainda haja fôlego para (como diria Lulu Santos), viver tudo que há pra viver. Pode parecer discurso feminista, mas não é...  o filme de Bill Holderman joga beleza na maturidade, nos diz que os anos  avançados não são empecilho para nada, definitivamente. 


A história se passa nos arredores da Califórnia, onde seremos apresentados à quatro amigas: Vivian (Jane Fonda), Diane (Diane Keaton) , Sharon (Candice Bergen) e Carol (Mary Steenburgen), elas se conhecem de longa data e ambas estão na casa dos 60 anos. Certo dia, Vivian propõe que elas comecem a leitura  do romance 'Cinquenta Tons de Cinza' no clube do livro que mantinham como tradição de tempos. Esse não é bem o tipo de livro que elas leem normalmente, o que faz com que a vida dessas mulheres bem-sucedidas e refinadas mude completamente.

O fenômeno literário mundial 'Cinquenta Tons de Cinza' , cuja trilogia ganhou versão para o cinema, dá o tom da comédia que resultam em cenas impagáveis, com destaque para Mrs Keaton e Mrs Fonda. É impossível não se divertir com  o constrangimento das amigas mediante alguns assuntos mais quentes ou ainda ouvir de outras o quanto elas desejam que suas vidas sexuais sejam retomadas com o mesmo furor de outrora - ou pelo menos algo perto disso. Fica difícil  para o roteiro, a certa altura da projeção, não lançar mão dos clichês e reviravoltas super previsíveis em filmes do gênero, mas o carisma do quarteto apaga qualquer deslize do tipo. 

O longa diverte ao abordar a vida sexual de mulheres que se aproximam da temida terceira idade. Como elas deixam claro, “transar é como andar de bicicleta” e a libido não precisa chegar ao fim conforme os anos passam. A premissa e toda sua sucessão de acontecimentos passam longe de ser surpreendentes, mas se mostram competentes no propósito de divertir o espectador, independentemente de sua faixa etária.


Vale Ver !




Nenhum comentário