PiTacO do PapO - 'Robin Williams: Entre Na Minha Mente' | 2018
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
- Você tem algum medo?
- Sim, de me tornar enfadonho, como uma rocha...de não ter mais ânimo, isso me preocupa.
Robin McLaurin Williams é o nome do cara que marcou gerações com personagens inesquecÃveis em produções como o seriado 'Mork & Mindy' (1978) e o filme 'Uma Babá Quase Perfeita' (1993). Com o tÃtulo 'Robbin Williams : Entre na Minha Mente', a diretora Marina Zenovich faz uma espécie de convite para conhecer um pouco mais da mente brilhante por trás de trabalhos memoráveis do ator, e o faz ao nÃvel que os fãs e admiradores do mestre esperavam.
O documentário é um divertido, Ãntimo e comovedor retrato de um dos comediantes mais queridos e inventivos do mundo, Robin Williams. O filme explora sua extraordinária vida e carreira, revelando o que o levou a dar voz aos personagens em sua mente até sua trágica morte em 2014. Logo no inÃcio, somos literalmente convidados à entrar no mundo desse homem que tinha um raciocÃnio muito mais rápido e afiado do que qualquer um de nós. - Como raios você pode pensar tão rápido assim? Me explica isso? Disse um entrevistador na introdução do filme, como se desafiasse o mestre a se despir diante do público.
E isso, de certa forma é feito através das lentes delicadas e ao mesmo tempo cirúrgicas de Zenovich, que adentra não só a carreira como a vida pessoal do astro, apresentando o vÃcio no álcool, sua relação com a ex mulher Valerie, no qual tiveram o filho Zack, e em seguida sua segunda mulher (a ex babá de Zack), Marsha, que deu mais um casal de filhos à Robbie: Zelda e Cody. É elucidado inclusive sobre uma possÃvel traição de Robbie quando ainda era casado com Valerie. E não para por aÃ: a amizade com os atores Steve Martin, Whoopi Goldberg e Billy Crystal também é abordada. Sua relação com Crystal foi amplamente explorada no doc , muito em função da forte ligação entre os dois grandes amigos e parceiros de trabalho.
Na vida profissional, os êxitos com toda certeza foram maiores do que as derrotas: que passam pelo elogiado 'Sociedade dos Poetas Mortos' (1989) até o massacrado 'Popeye' (1980). Mas o palco é que era o remédio diário do ator, era onde ele podia ser ele mesmo, onde não haviam ajustes a serem feitos, onde ele realmente era dono do show. Segundo alguns amigos, em diversos depoimentos durante o longa, ele só ficava a vontade quando estava no palco - a personalidade elétrica e engraçada, dava lugar à um homem introspectivo e tÃmido, algo que se intensificou nos anos que antecederam a morte de Robbin - é como se toda loucura e genialidade tivessem dado lugar à um homem comum, o qual ele não suportava, fazendo com que ele tirasse a própria vida em agosto de 2014. 'Robbin Williams : Come Inside my Mind' (no original) está disponÃvel na HBO.
'É tarde demais pra ser normal, muito tarde. Pois você só recebe uma fagulha de loucura , e se a perde, você não é nada...Falo de coração , não perca isso , é ela que mantém a vida...'
Super Vale Ver !
Deixe seu Comentário: