PiTacO do PapO - 'Apostasia' | 2018
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
Apostatar-se , segundo a bÃblia ou mesmo o dicionário, significa negar ou abandonar a fé. Existem vários versÃculos bÃblicos que ilustram o verbo , como por exemplo o texto de Jeremias 2:19 : “As tuas apostasias te repreenderão: …….vê que mau e quão amargo é deixares ao Senhor teu Deus, e não teres o Meu temor contigo, diz o Senhor Jeová dos Exércitos”.
De posse do significado, o caro leitor e cinéfilo já pode ter uma nuance do que se trata 'Apostasia', filme do diretor Dan Kokotajlo, que segue sem previsão de estreia no Brasil. O drama é praticamente uma cartilha didática que leva o espectador para dentro da liturgia das Testemunhas de Jeová. É claro que muitas leis internas dessa religião todos conhecemos, mas a grande sacada é a maneira que Kokotajlo conduz o longa que tem em mãos.
Na história conheceremos as irmãs Alex (Molly Wright) e Luisa (Sacha Parkinson) e sua mãe, Ivanna (Siobhan Finneran), que são Testemunhas de Jeová. Alex admira sua irmã mais velha e se esforça para seguir os passos da mãe e ser também uma "boa testemunha". Mas Luisa começa a questionar o conselho dos Anciões e comete uma transgressão que ameaça expulsá-la da congregação. Enquanto Ivanna e Alex não conseguirem convencer Luisa a voltar atrás, devem evitá-la completamente. Esse desafio torna-se ainda mais doloroso quando a famÃlia enfrenta um segundo grande teste de fé.
Logo nos primeiros minutos somos apresentados aos ritos e leis que fazem parte do regimento interno dessa religião: nessa breve introdução, a proibição da transfusão de sangue ou ainda a tradição de não comemorar aniversário já dão o pontapé inicial na trama que pode se configurar de duas formas, de acordo com a interpretação de cada um - uma critica aos extremos e a cegueira religiosa, ou quem sabe mostrar o outro lado da moeda e explicar os porquês, tão debatidos e questionados pela sociedade.
A câmera de Kokotajlo procura por ângulos que parecem investigar o interior de cada personagem, capta olhares, expressões e nuances que traduzem bem o que estamos acompanhando naquele instante. Com os acontecimentos que vão se desenrolando muito próximo ao desfecho, e na cena derradeira em um franco diálogo entre mãe e filha, cada um irá tirar suas próprias conclusões, mas é certo que um pensamento será unânime: Deus é bom, a religião é que veio para desconstruir os pensamentos d'Ele para nós, seres humanos, desprovidos de inteligência, sensibilidade e tolerância.
Super Vale Ver !
A câmera de Kokotajlo procura por ângulos que parecem investigar o interior de cada personagem, capta olhares, expressões e nuances que traduzem bem o que estamos acompanhando naquele instante. Com os acontecimentos que vão se desenrolando muito próximo ao desfecho, e na cena derradeira em um franco diálogo entre mãe e filha, cada um irá tirar suas próprias conclusões, mas é certo que um pensamento será unânime: Deus é bom, a religião é que veio para desconstruir os pensamentos d'Ele para nós, seres humanos, desprovidos de inteligência, sensibilidade e tolerância.
Super Vale Ver !
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