Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Pé Pequeno' | 2018

NOTA 9.0

Por Karina Massud @cinemassud 


O Abominável Homem das Neves (o Pé Grande) é uma das lendárias criaturas que sempre apavoraram os seres humanos e vice-versa, o homem é uma criatura mítica que sempre assombrou os Yets, os Pés Grandes.

Em “Pé Pequeno”, nova animação da Warner, os Homens das Neves formam uma comunidade que vive num vilarejo no pico nevado mais alto das montanhas, acima das nuvens e bem longe dos humanos. Eles vivem sob as regras das pedras que são sua sagrada escritura, elas contam de onde vieram , como devem viver e como é o universo ao seu redor, suas leis e verdades incontestáveis: o sol é o grande caracol que nasce depois do gongo dourado ser tocado pela cabeça do tocador, e a espécie Pé Grande nasceu do bumbum do mamute gigante.



Migo é um yet que sonha em herdar o cargo de tocador de gongo de seu pai, até que um dia todas as suas crenças caem por terra quando dá de cara com um homem, o Pé Pequeno, e seu objetivo passa a ser provar a existência desse ser pro seu povo. O  protagonista do título é o aventureiro Percy,  que é um Richard Selvagem em busca de ter um vídeo viralizado para ser catapultado à fama e conseguir pagar seus boletos.  Ambos tentando provar loucamente a existência um do outro.

A animação é muito bonita e quase chega à perfeição do nível Disney/Pixar , vemos com detalhes  a pelagem dos Yets,  as montanhas, rochas, os flocos de neve e as luzes da cidade. O visual do filme é lindo, as cores principais são obviamente na cartela dos tons frios, lilás, roxo, azul e branco no vilarejo gélido dos Yets, e cores quentes berrantes na vila dos humanos, que vive do turismo em cima da lenda do Pé Grande. O desenho tem momentos de musical com algumas belas baladinhas, um rap épico e uma versão de 'Under Pressure', e para alegria dos nossos ouvidos não temos nenhum hit/chiclete à la Frozen.

Os personagens são muito interessantes e com personalidades bem definidas : O Mestre dos Yets, sábio com longas tranças brancas e palavras que são a lei; a turma de rebeldes que foram banidos da aldeia por questionarem as verdades das pedras; a princesa filha do Mestre que é toda rosada e monta um mamute que mais parece um unicórnio bem escovado; o tocador de gongo que faz o sol nascer com uma cabeçada ; e finalmente nossos heróis,  Percy que tem um caráter a princípio duvidoso (tudo pela fama e dinheiro) e Migo, corajoso e desbravador, que não sossega enquanto não prova sua teoria e enfim descobre toda verdade por trás dela.

A inversão de pontos de vista da trama é muito bacana: homens são os violentos e ameaçadores e os gigantes peludões são os inocentes que só querem viver em paz. “Pé Pequeno” é um filme encantador e despretensioso, as piadas são leves e fazem rir tanto crianças como adultos - destaque pra cena do urso na caverna e a dificuldade de comunicação entre as espécies. A trama nem precisava passar uma mensagem porque diverte, mas como deixar uma lição pra criançada virou ponto quase que obrigatório em animações, essa ensina que é preciso saber ouvir o outro antes de atacar e a não ter preconceito com o que é diferente de você.


Super Vale Ver !



Nenhum comentário