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PiTacO do PapO - 'Ponto Cego' | 2018

NOTA 7.0

Por Rafael Yanomine  @cinemacrica


A trama de 'Ponto Cego', em cartaz nos cinemas, se passa na Califórnia, onde o ex-presidiário Collin (Daveed Diggs) precisa passar pelos últimos três dias de liberdade condicional para ganhar a chance de ter um novo começo. Ele e seu amigo de infância problemático, Miles (Rafael Casal), trabalham como mensageiros e, quando Collin testemunha um tiroteio policial, a amizade dos dois homens é testada à medida que lidam com suas identidades e diferentes realidades no bairro em que cresceram.

O foco é retratar os absurdos da discriminação racial. O ambiente escolhido no longa de estreia de Carlos Lopez Estrada foi Oakland. Nele somos a apresentados a Collin, um negro detido que, no última ano da sua pena, pode conviver em sociedade em condicional num raio delimitado e com a obrigatoriedade de prestar serviços comunitários e não cometer transgressões.


Rapidamente imergimos no contexto marginal da cidade com uma persistente trilha sonora de Hip Hop. Nessa atmosfera, o diretor é hábil em criar uma tensão inicial ao abreviar a condicional de 1 ano para uma contagem regressiva dos 3 últimos dias de pena de detenção do protagonista. Nesse período, um fato hediondo abala Collin: um negro que corria da polícia é baleado na sua frente. Começa então a exposição de diversas situações que denunciam a heterogeneidade no tratamento dos negros e brancos. Na sequência desse fato, por exemplo, a foto do policial branco no noticiário é com farda, já o negro está em traje penitenciário. Conforme o filme se desenvolve, o recurso mais poderoso de denúncia da discriminação racial são os paralelos entre Collin e seu amigo branco Miles. É poderoso porque estamos falando do mesmo contexto, vidas paralelas e tratativas distintas orientadas pela pigmentação da pele. Também considerei que, além da problemática da sociedade, o filme tem êxito em intensificar o drama racial ao mostrar que ele também está presente no microambiente. Ou seja, além do preconceito padrão enraizado nos indivíduos, há reflexos, mesmo que involuntários, no círculo social íntimo - Há uma bela cena de desavença entre Collin e Miles que exemplifica isso.

Sem comprometer a obra, que é de excelente qualidade, o filme adota recursos como a interpretação exagerada e caricata de Miles em alguns momentos ou o abuso das inserções de Hip Hop na abertura ou fechamento de cenas.


Vale Ver !


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