PiTacO do PapO - 'Sueño Florianópolis' | 2018
NOTA 7.5
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
Produção argentina com um tema bastante familiar para os brasileiros que frequentam as praias do Sul: portenhos visitando Florianópolis. Nesse caso, a longa viagem de carro é feita por um casal e dois filhos. Há uma crise conjugal que de certa forma está assimilada: o matrimônio de 20 dias, na prática, não é exercido. Marido e mulher arrastam uma relação que não existe. A carência afetiva de ambos encontra conforto amoroso nas praias brasileiras. Cada um, à sua maneira, se envolve com os anfitriões e donos da pousada que se hospedam.
Dentre os possíveis contornos, a opção foi conduzir uma narrativa leve, despretensiosa. Não se afundou, portanto, num possível caminho solitariamente dramático. Ao invés disso, equilibrou com o gênero a comédia. O status do casal é um ponto de partida interessante: são justamente eles, psicanalistas, o principal objeto de análise do curioso comportamento afetivo humano. A diretora Ana Katz explora com simplicidade, mas de forma eficiente, o aparente absurdo de se conviver por anos com alguém que não se ama. A viagem aliás, é uma tentativa de manter o convívio minimamente tolerável e, junto dos filhos, preservar a imagem familiar que já não é tão nítida. O exercício proposto é a alternância entre o desapego do parceiro e o assopro da pequena fagulha de ciúmes que ainda apresenta um pequeno poder de incandescência.
A opção pela simplicidade permeia os dois gêneros predominantes: drama e comédia. O resultado, apesar de harmonioso, não eleva de forma proeminente nem os gêneros, nem a obra. O filme tem de fato a presença da comédia, mas os toques usados são bastante comedidos e o humor também é leve. O drama, por sua vez, tem mais um caráter exploratório do que pretensões reveladoras.
Pode-se dizer que é uma obra coesa e endereça bem uma proposta bem concebida. Entretanto, como o objetivo não foi audacioso, 'Sueño Florianópolis', apesar de ser fluído e palatável, dificilmente deixará marcas perenes.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: