Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Um Segredo em Paris' | 2018

NOTA 5.0

Por Rafael Yonamine @cinemacrica


Recém mudada do interior da França para Paris, Mavie busca se estabelecer em diversos aspectos. Contudo, a moradia acaba sendo um item prioritário já que morar de favor no apartamento de um casal de amigos, além de não proporcionar a privacidade desejada, implica em inconvenientes como ouvir os ruídos do ato sexual dos anfitriões. A protagonista depara-se com uma oportunidade: hospedagem em troca de algumas horas de trabalho. Ao visitar o endereço do anúncio, Mavie encontra Georges, o proprietário da livraria sucateada que a jovem do interior terá que gerenciar em troca de uma nova cama.


O filme tem um ponto de partida interessante e é competente em envolver, são bons elementos agregados: atmosfera parisiense, a relação entre uma jovem e um misterioso homem mais velho, uma protagonista aspirante a escritora e imaginativa. Soma-se a isso a principal alavanca do roteiro: porque que um senhor com a vida financeira estabelecida mantém uma livraria inóspita? Com essa perspectiva, a narrativa consegue inclusive se apropriar de forma crível de um potencial suspense.

Entretanto, a empolgação inicial não avança além desse ponto. A começar pelo processo de investigação de Mavie. Os fatos elucidativos são escassos e desinteressantes. Não somos convidados a participar de uma coleta gradual de elementos reveladores. A estrutura fica seriamente comprometida quando não só os meios são pobres, mas a solução apresentada é decepcionante. Há um esforço de enobrecer a proposta construída pela diretora Élise Girard com a inserção de metáforas, mas simplesmente não funciona.

Nem o charme parisiense salvou esse filme.

Nem Vale Ver !


Nenhum comentário